TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Imagens e Palavras

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SHIRLEY MATHEUS DI CESARE – RA 1756596

PORTIFÓLIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

JUNDIAÍ

2019

Relatório Filme: Words and Pictures (Original) - Palavras e imagens

Data de lançamento: 2014

Direção: Fred Schepisi

Elenco: Clive Owen, Juliette Binoche, Keegan Connor Tracy mais

Gêneros: Comédia dramática, Romance

Nacionalidade: EUA

        Ele é um escritor que ensina redação numa escola secundária, ela é uma pintora famosa que começa a dar aulas na escola onde ele trabalha. Entre os dois, os alunos, amor, cumplicidade e uma pergunta: uma imagem vale mais que mil palavras?

A literatura é a arte da palavra, mas não apenas isso: “A literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem”. (Jorge Luis Borges)

A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade. (Pablo Picasso)

        Jack Marcus é um professor que ministra aulas de redação numa escola secundária, é um amante da leitura e tenta fazer com que seus alunos escrevam para o jornal criado por ele na própria escola. Jack foi famoso alguns anos atrás por ter ganhado um prêmio por escrever um único poema, um excelente poema. Atualmente com o coração vazio, não consegue mais escrever nada que valha a pena, vive tentando manter seu emprego de professor e conviver com seu filho, já um rapaz, devido alguns problemas que tem com o álcool.

Jack acredita que os alunos devem ter uma mente pensante, capazes de criar e de colocar no papel essas criações, ele mostra aos alunos o poder da palavra e acredita piamente nisto.

        Dina Delsanto, conhecida como uma grande pintora com inúmeros de seus quadros expostos em galerias. Extremamente objetiva, mas com uma artrite rara, Dina não consegue mais pintar e a depressão está chegando cada vez mais forte.  Dina é convidada a ministrar aulas de arte na mesma escola que Jack.

        Dina acredita que os alunos devem dar o máximo de si mesmos para expressar em suas obras seu sentimento, sua alma e também acredita piamente nisto.

        Ambos começam uma guerra, pois Jack acredita que a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é ultrapassada e que seria muito fácil descrever uma paisagem, um filme ou um quadro através das palavras. Dina acredita e mesmo com as limitações impostas pela sua rara doença, começa a pintar novamente mostrando em suas obras, seu íntimo, sua alma. Não seria possível traduzir essas obras em palavras.

        Os dois começam um debate na escola, juntamente com os alunos, para definir o que é mais importante: a palavra ou a imagem.

O pensador político e filósofo Confúcio (Chiu Kung era seu verdadeiro nome) viveu entre 552 e 479 a.C, e ficou conhecido como o Mestre Kung, devido aos seus sábios provérbios.

Quando Confúcio sugere que “uma imagem vale mais que mil palavras”, este está se referindo ao uso dos ideogramas, tidos como formas de comunicação simbólicas que, quando unidos, formavam imagens que expressavam muito mais do que palavras, mas também conceitos completos e complexos.

Atualmente, esta é uma frase muito explorada pela publicidade e propaganda, no sentido de ser a comunicação visual muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com