TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO-PROBLEMA PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I

Por:   •  11/4/2017  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO-PROBLEMA

PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I

O uso do laborátorio de informática como ferramenta de transmissão de aprendizagem

É fundamental para a utilização da Internet como ferramenta de apoio, que tanto aluno como professor e instituição vejam a Internet como ferramenta de interação para a aprendizagem, que eles tenham acesso a essa ferramenta e saibam utilizá-la. O professor deve ter competência para trabalhar com a Internet, pois os alunos não podem dar um passo atrás porque o docente não consegue dar um passo à frente diante da evolução das tecnologias.

As tecnologias digitais trouxeram novos hábitos tanto de leitura quanto de escrita para o estudante e para o professor da educação a distancia. O modelo adota ferramentas de comunicação como chats, e-mail, fóruns que incorporam textos, gráficos, imagens e sons.Saímos do modelo centrado no professor, na sala de aula onde o estudante sentava e apenas ouvia informações, para passarmos a um modelo centrado no estudante e na autoaprendizagem mediada pelo professor que está como orientador e pelas tecnologias da comunicação e informação. Podemos citar, entre elas, o auxílio em pesquisas com a Internet, tanto para alunos quanto para docentes e comunidade acadêmica, divulgação de trabalhos em congressos e bibliotecas virtuais; a preparação das aulas, conteúdos e formatos de arquivos diferenciados; o amplo espaço para armazenagem e disseminação da informação, via e-mail e portais educacionais, e etc. A utilização dessas ou de qualquer outra ferramenta de forma indiscriminada gera insatisfação e faz com que se perca a verdadeira finalidade de sua utilização.

Não são as tecnologias que transformaram a sociedade, mas sim, a sua utilização pela humanidade que teve e tem em si um agente transformador. O advento das tecnologias contribuiu para a diminuição das distâncias e do uso do tempo, viabilizando novas formas produtivas e permitindo um processo de distribuição e troca de informações em tempo real, com baixos custos, principalmente no que tange à área educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com