TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Sobre Piaget

Por:   •  20/7/2016  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA                                                                                        SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES                                                                DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - DEEL

Disciplina: Psicologia da Educação

Profa. Dra. Nelba Maria Teixeira Pisacco

Turma: Letras/Português-Inglês/1°VA

Acadêmico: João Victor De Avila Barboza

Síntese sobre “Jean Piaget”

Piaget defendeu que o indivíduo passa por diversas etapas de desenvolvimento ao longo de sua vida. Esse desenvolvimento se dá através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, que resulta na adaptação.  Para ele, o ser assimila os dados que obtém do meio e precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. Esse processo de modificação é chamado de acomodação.

Através da observação de seus filhos e de outras crianças, impulsionou a teoria cognitiva, onde há a existência de quatro estágios, o sensório motor que vai até os 2 anos, o pré-operacional que vai dos 2 aos 7 anos, o operações concretas dos 7 aos 11 ou 12 anos e o operações formais a partir dos 12 anos. Sua grande contribuição foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola.

Para Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Um conceito essencial da epistemologia genética de Piaget é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil.  

A maturação do pensamento e do domínio da lógica consiste num abandono do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, que é indispensável para a autonomia moral da criança o período sensório- motor até o operatório abstrato. A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

Para construir o conhecimento, as concepções infantis combinam-se às informações adquiridas do meio, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que ele causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com