TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Leitura E Escrita No 5º Ano

Trabalho Universitário: Tcc Leitura E Escrita No 5º Ano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  6.958 Palavras (28 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

VERANEIDE DE BRITO ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA SALA DE AULA DO 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL CEL. OLÍMPIO CAMPINHO

Remanso - Bahia

2011

VERANEIDE DE BRITO ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA SALA DE AULA DO 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL CEL. OLÍMPIO CAMPINHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Letras Língua Portuguesa e respectivas literaturas.

Orientador: Prof

Remanso - Bahia

2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus colegas educadores de Remanso/BA em especial as minhas colegas de curso.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, nosso amado Pai, que nos sustenta em todos os momentos das nossas vidas, amparando-nos, fortalecendo-nos, fazendo dos nosso sonhos uma tênua realidade.

Aos meus familiares pela torcida constante, para que fosse possível a realização de mais esta etapa de minha vida.

Aos professores que me auxiliaram com os seus imensos conhecimentos.

Aos colegas pelo apoio nos momentos de alegria e sofrimento compartilhados, pelas ideias construídas, pelas muitas lutas empreendidas juntos.

Em especial a nossa tutora de sala Profª Josana Freire Viana.

EPÍGRAFE

“Aprender a ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”.

(Paulo Freire – 1990, p. 8)

ALMEIDA, Veraneide de Brito. A importância da leitura na sala de aula do 6º Ano “B” do Ensino Fundamental do Colétio Estadual Cel. Olímpio Campinho. ____ folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas. Universidade Norte do Paraná, Remanso, 2011.

RESUMO

Um dos grandes desafios a enfrentar hoje na educação brasileira é o de formar leitores proficientes nas escolas públicas aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens, trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Ter fluência e ser eficaz na atribuição de sentido ao texto significa compreender que ler é uma prática social que acontece em diferentes espaços com características específicas e que a apropriação dos usos da leitura e da escrita nas práticas sociais é de suma importância para a construção de um cidadão crítico e sua integração em sociedade, principalmente, no período informacional e tecnológico em que se vive. Para tanto, é preciso analisar as práticas e estratégias de leitura em sala de aula, os critérios levados em consideração na construção de um leitor proficiente e a importância do ato de ler para o desenvolvimento acadêmico do ser humano. O professor deve estar consciente dos processos da aprendizagem da leitura para auxiliar seus alunos a construírem seu saber ler e saber escrever, formando competentes leitores e escritores. Para analisar essas questões foi realizada uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Cel. Olímpio Campinho em uma turma do 6º Ano “B” do Ensino Fundamental. Esse trabalho objetiva mostrar a importância da leitura e da escrita, verificar como a escola tem concebido a leitura, analisar as práticas linguísticas e metodológicas utilizadas pelo professor, identificar as dificuldades dos alunos quanto a produção escrita e a leitura. Para tanto foram desenvolvidos pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa qualitativa. Buscar desenvolver a competência leitora formando cidadãos críticos em uma escola de qualidade é um desafio que deve ser alcançado por nossa educação.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Práticas pedagógicas. Competência leitora. Desafia.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................ 08

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 11

2.1. ESTUDOS SOBRE LEITURA E ESCRITA.................................................. 15

2.1.1. Práticas Linguísticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com