TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  13/5/2019  •  Artigo  •  7.559 Palavras (31 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 31

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL1 

Claudete Ilza de Melo2

Marcelo Bueno Moura3

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo salientar a importância da literatura infantil no processo ensino-aprendizagem. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Literatura infantil. Prática Pedagógica.

ABSTRAT

This article aims to highlight the importance of children's literature in the teaching-learning process. Early childhood contacts with literature occur with stories of fairy tales told by the parents, arousing children's interest in children's stories. In the process of acquiring reading and writing, children's literature is of great importance, for in the early years of formal education the child is in the phase of dreams and loves to hear stories that involve an imaginary world. The books that bring literature must always be present in the life of this child. Good literature facilitates the development of intelligence, interaction and is a source of fun and enjoyment. Children's literature may seem playful to many, but in reality it is the starting point of a culture and therefore it is fundamental to be part of the teacher's pedagogical practice in the early grades.

Keywords: Learning. Teaching. Children's literature. Pedagogical Practice.

__________________________

Este trabalho é requisito parcial para conclusão do curso de Pedagogia e traz como titulo: A importância da literatura no processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental I, na Escola Municipal Mª de Fátima Pereira, em Firminópolis-Go.

 2 Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Montes Belos.

3 Professor Mestre, orientador do artigo e professor titular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Montes Belos.

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a literatura infantil, e foi realizada em uma escola municipal nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Firminópolis-Go. Nesta perspectiva construíram-se questões nortearam este trabalho: O que é literatura infantil?; Qual a importância da literatura na educação infantil?; Qual papel do professor no processo ensino aprendizagem da literatura?; Como tornar a literatura prazerosa na educação infantil?; Como motivar as crianças a praticar a leitura?

Pode-se ressaltar que a literatura infantil proporciona às crianças diferentes experiências com a linguagem e com os sentidos, ou seja, possibilita o seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Permitindo assim, que elas possam ter acesso à leitura e a escrita de maneira divertida, pois quanto mais as crianças lerem, melhores desenvolvimentos na escrita obterão. Lendo constantemente, a criança escreverá melhor, pois há uma internalização das estruturas da língua. Por isso, é importante aproximar as crianças dos livros literários.

O ato de ler enriquece o vocabulário, ao ler o leitor não esta somente lendo, ele também esta indo em busca de melhorar sua escrita juntamente com a sua pronúncia. A leitura pode proporcionar um prazer satisfatório á quem ler. Aquele momento que o leitor reserva para praticar é de inteira concentração na sua leitura isso contribui para melhor a compreensão de sua leitura, proporcionando o bem estar de quem verdadeiramente gosta do ato de ler.

Há pessoas que não tem hábitos á leitura, pois ainda não teve o contato com nenhum livro que o despertasse a curiosidade na leitura e pra que isso aconteça às vezes pode levar algum tempo, tempo esse que será gratificante no decorrer de uma vida. Para tornar a leitura prazerosa para uma pessoa que não tem hábitos á ler é uma tarefa árdua, continua em alguns casos difíceis, porém não impossível.

Trabalhar o cotidiano, com leituras que fazem parte do dia a dia desse futuro leitor, mostrar o prazer da leitura e suas descobertas no mundo literário ajuda bastante. A visualização as gravuras ajudam a cativar esse leitor ter curiosidade pra ir além do que se vê conhecer as raízes deste livro ate mesmo de uma revista faz parte da leitura que causa curiosidade de saber o que virá pela frente.

 A pesquisa bibliográfica foi fundada nas ideias e concepções de autores como: Bordini (1986), Brandão (2011), Brito (2011), Cardoso (2012), Góes (1991), Reyes (2010).

Para tratar o tema exposto, serão analisados os assuntos seguindo uma distribuição teórica lógica de acordo com o desenvolvimento dos objetivos da pesquisa realizada. Primeiro será abordado um estudo sobre a literatura, em segundo relata a importância da literatura na educação infantil, em terceiro aprofunda o papel do professor no processo ensino-aprendizagem na literatura, em quarto um estudo sobre a literatura prazerosa na educação infantil e em quinto vem mostrar como se devem motivar as crianças a praticar uma leitura prazerosa.

Após será apresentado aos leitores uma pesquisa de campo sobre o assunto abordado, com o intuito de analisar a realidade da aplicação da literatura na educação infantil para verificar a veracidade dos assuntos teóricos abordados durante a discussão teórica e empírica apresentados no decorrer do desenvolvimento conceitual dos autores abordados.

  1. LITERATURA INFANTIL

A literatura infantil está atuando no contexto acadêmico e social, isso fortalece o vinculo a leitura por quem pouco á pratica. Entende-se que a visão do ser pensante é influenciada pelo meio em que vive e precisa estar constantemente atualizada sobre tudo as de cunho bibliográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (348.4 Kb)   docx (98.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com