TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA INFÂNCIA O Ensino de Arte na Educação Infantil

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  3.441 Visualizações

Página 1 de 11

1. Leitura e resumo do capítulo 1 do livro texto “As artes no universo infantil”, de Susana Rangel Vieira da Cunha (org)

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA INFÂNCIA

O Ensino de Arte na Educação Infantil

As instituições da Educação Infantil deveriam ser o espaço inicial das diferentes linguagens expressivas, tendo em vistas que as crianças pequenas iniciam o conhecimento do mundo por meio dos cinco sentidos (visão, olfato, audição, gustação).

Acredita-se que ao trazer esta proposta para a arte nos anos iniciais, estaremos contribuindo para o seu aprimoramento, pois esse tema tem sido abordado nas mais variadas maneiras e algumas vezes sem esclarecer devidamente o objetivo de estudo, a arte é importante nos anos iniciais da educação, pois estimula o universo lúdico de cada criança.

Desenhar, brincar, marchar, riscar, imaginar, construir, sonhar, a arte faz de conta das crianças é ideal para o desenvolvimento de uma criança, pois mexe com os sentidos, assim atingindo a expressão corporal, psicológica, coordenação motora, escrita na função social de levar a criatividade, mas o desenvolvimento artístico de uma criança ativa o lado criativo, intelectual, social, valores estéticos, ajuda a controlar suas emoções, sendo formadores de opiniões, complementando a ação da família e da comunidade, levando consigo na visão adulta.

A arte destaca-se desde a época pré-história onde os homens das cavernas utilizavam símbolos, pintura para se comunicar ou gravar algo importante que ocorreu naquele tempo.

As maiorias dos adultos esqueceram-se da linguagem tão rica quando saíram da escola por volta dos seus sete, oito anos passando para a fase escolar que valoriza mais a linguagem verbal.

Assim desde cedo as crianças incorporam estereótipos deixando de construir sua própria linguagem, passando a consumir imagens impostas pelo homem.

Importante que os professores deem conta que suas representações e explicações visuais influenciam na forma que a criança produz sua visibilidade. Para que as crianças se desenvolvam na área é importante que o adulto não rompa com seus próprios estereótipos e consiga realizar suas intervenções pedagógicas trazendo em tona a expressão infantil.

O processo expressivo vai se modificando na medida em qual criança vai tendo contato com as linguagens, e materiais expressivos e com intervenções de adultos e de outras crianças, isso se percebe quando a criança registra suas expressões sobre o mundo.

Como o Professor Poderá Criar Situações Que Possibilitem o Desenvolvimento da Linguagem Gráfico-Plástica?

É possível iniciar o processo desde o berçário com situações planejadas que exploram os sentidos da curiosidade dos bebês em relação ao mundo físico, pois é nesse período que eles descobrem o mundo por meio do seu próprio corpo e dos objetos com os quais têm eles se interagem.

E fundamental que o professor conhecam e entendam a genese do desenvolvimento gráfico- plástico para organizar situações de aprendizagem que deem conta das necessidades infantis, ler o repertorio de imagem infantis não se restringe a uma pergunta do adulto diante da produção de uma cirança muitas vezes não há intencionalidade de representação por parte da criança. Os registros resultam de olhares sobre o mundo, ensinar a ver o implicito e o velado é uma das atribuições do ensino da arte. Devemos lembrar que os registros resultam de olhares sobre o mundo, se o olhar for desinteressante e vago as apresentações serão opacas e uniformes.

Nas atividades livres, em vez de o professor simplesmente disponibilizar matérias, as crianças devem ser desafiadas a exolorar esses materiais em todas as suas possibilidades, podemos transformar em uma proposta instigadora e fonte de descoberta matericas, alem de conhecermos as hipoteses das crianças sobre o que vamos trabalhar, os materiais são os veiculos que tornam visivel o invisivel.

Após ligarmos as criança a um tema por meio de perguntas, outras imagens, exploração dos materiais, veremos que os registros infantis tem relação com o que foi descoberto individualmente ou pelo grupo, não necessariamente realistas ou semelhantes ao assunto, mas registros que expressam visões particulares. As intervenções dos professores são no sentido de ampliar o modo de ver, de registrar e imaginar o mundo, é fundamental desvelar o repertorio de imagens objetivas e subjetivas, o mundo real e o da fantasia que cada criança traz de seus contextos socioculturais, pois das imagens particulares o seu imaginario sera ressignificado.

Ampliar repertório de imagens e objetos implica também a disponibilização de elementos produzidos pelas crianças em outros contextos das imagens, fotografias, videos e objeto artesanais, etc.

Abordagem Espontaneísta.

O professor parte do pressuposto que cada criança tem capacidade inata para elaborar a linguagem gráfico-plástica, cabera ao professor encaminahr o processo de criação por meio de atividades livres, sem nenhuma intervenção pedagogica ou fazendo-a no sentido de elogia-las sem criterios, o professor guarda o produto realizado nas pastas, e o resultado não é questionado.

Abordagem Pragmática

O professor acredita que as atividades de expressão gráfico-plástico devem servir para desenvolver a motricidade, preparar para a escrita ou aprender a contruir formas mais semelhantes ao real, as intervenções pedagogicas são no sentido de domar o caos dos emranhados com exercicios de contenção. Ao contrario da concepção inastica, os profssores priorizam o produto final e não o processo expressivo que conduziu o aluno aquele resulado.

Ambas concepções, cada uma a seu modo, desconsideram que o conhecimento e da por meio da mediação criança-meio. O ensino da arte na educação infantil deve abranger tanto a contrução de imagens como contribuir para que as criaçãs realizem leituras cognoscentes, conscientes e sensiveis das imagens.

Ambiente visual

O conjunto de imagns nas ambiencias escolares constitui uma pedagogia da visualidade tendo em vista que elas contribuiem na elaboração do imaginario, modelam subjetividade e identidade das crianças pequenas nesse sentido é importante levarmos em conta o ambiente visual da sala de aula substituindo imagens midiáticas por imagens e objetos feitos pelas proprias crianças.

Seria apropriado que antes do inico das aulas os professores deixassem o ambiente escolar com o minimo de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com