TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky e Suas Teorias

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 10

ygotsky e suas teorias. 

 

 

Caroline Silva Malaquias 

 

 

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo, apresentar, discutir e avaliar algumas teorias de Vygotsky descritas por Marta Kohl de Oliveira em seu livro, conhecido como: Vygotsky – Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio histórico. 

 

PALAVRAS CHAVE: Vygotsky, Pedologia, Pensamento Vygotskyano, Sistemas simbólicos, Desenvolvimento do Aprendizado, Psicologia do aprendizado, indivíduo e aprendizado. 

 

 

      Como a autora descreve em sua obra, Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, em 17 de novembro de 1896. Vigotsky inicialmente estuda em casa com o auxilio de tutores particulares e, somente aos quinze anos, entrou em um colégio convencional e particular, onde estudou seus últimos dois anos do curso secundário e em seguida ingressou na Universidade de Moscou, além do curso na universidade Vygotsky freqüentou cursos de história e filosofia individuais na Universidade Popular de Shanyavskii, onde ele aprofundou seus estudos e conhecimentos. 
Concluiu a faculdade de Direito no ano de 1917. Depois, estudou também medicina, devido a sua busca pela compreensão da parte neurológica e psicológica do individuo e seu desenvolvimento de aprendizagem. Vigotsky ficou famoso na área da "pedologia" (ciência da criança, que integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos). Para Vygotsky, o homem possui natureza social visto que nasce em um ambiente carregado de valores culturais: na ausência do outro, o homem não se faz homem. Partindo dessa ideia, criou uma teoria de desenvolvimento da inteligência, na qual afirma que o conhecimento é sempre intermediado por outros individuos que estejam ali inseridos em um mesmo meio externo, sendo cada um participante como mediador na aprendizagem, desenvolvimento e utilização de uma linguagem para comunicação e interação social. 

 

As teorias de Vigotsky abriram as portas para a psicologia moderna, que passou a enfatizar que o meio externo interfere e auxilia o individuo inserido em uma sociedade e que convive neste meio a adquirir conhecimentos aleatórios, por isso o teórico afirmava que, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Vygotsky afirmava que todo e qualquer sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.  

 

Fala-se hoje em dia de três pilares que sustentam a teoria Vygotskyana, a autora Marta Kohl de Oliveira explica cada um dos mesmos de maneira clara fazendo um paralelo com a situação histórica da educação e das metodologias de aprendizado. Estes três pilares são de suma importância para o entendimento do pensamento de Vygotsky, são eles:  

 

  • Qualquer funções psicológica possui uma base biológica, uma vez que são produtos da atividade cerebral; 

 

  • A interação entre o indivíduo e o meio externo são importantes para o funcionamento psicológico deste indivíduo, e desenvolvem-se num processo histórico; 

 

  • Os sistemas simbólicos são responsáveis pela mediação na relação homem-mundo. 

  

Vygotsky  era um amante do estudo das funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores, essas funções estão relacionadas a criação de imagens e eventos jamais vividos como quando ocorre ao planejarmos nosso dia antes mesmo de levantarmos de nossas camas. Essas funções podem ser descritas a partir de um conceito conhecido como mediação simbólica. Este conceito, consiste no processo de intervenção de um elemento intermediário em uma relação, a qual deixa de ser direta e passa a ser mediada por tal elemento. Vygotsky dividiu esses mediadores como sendo: instrumentos (no plano externo ao homem) e os signos (no plano interno ao homem). 

Mediadores tidos como instrumentos, são aqueles que quando se interpõe entre o homem e o mundo, ampliam as possibilidades de transformação da natureza. Por exemplo uma vasilha que facilita o armazenamento de água. 

 

Signos são mediadores exclusivamente humanos. Na definição do dicionário Houaiss, signo é "qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si mesmo". O signo age como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento no trabalho, ele auxilia na comunicação dos indivíduos dentro de uma sociedade, com uma cultura particular. A linguagem é toda composta por signos, a palavra telefone remete a um objeto representante que leva o nome telefone. Essa capacidade de associar imagens com palavras e imaginar o objeto que representa certa palavra é considerada um traço evolutivo muito importante. Como explica a autora na frase: "Ela possibilita libertar-se do espaço e do tempo presentes, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, fazer planos e ter intenções". 

 

Essa capacidade de associação que o ser humano possui, é fundamental para que o indivíduo adquira conhecimentos ao longo de sua vida de acordo com as experiências vividas por ele mesmo ou outro indivíduo no meio externo. Não é necessário que uma criança encoste o dedo em uma tomada para saber que isso causa choque. Através do conselho da mãe a criança adquire este conhecimento. Quando a criança associa a representação mental da tomada à possibilidade de levar um choque, ocorre uma internalização do conhecimento, e as advertências da mãe já não serão necessárias para evitar este tipo de ocorrências. Esse mecanismo é chamado, por Vygotsky, de processos de internalização. Vigotsky deixa claro que, para entendermos a origem das funções psicológicas superiores, é necessário refletir sobre as relações sociais entre o indivíduos inseridos em um mesmo meio externo, considerando que o fundamento do funcionamento psicológico tipicamente humano é social e, por isso, histórico. Entre o individuo e um objeto há outros indivíduos que auxiliam como mediadores, cada individuo é mediador de aprendizado do seu próximo. Por isso, o conceito de aprendizagem mediada confere um papel privilegiado ao professor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (180.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com