TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARGUMENTACÃO DOCENTE E SEU REFLEXO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/10/2019  •  Artigo  •  4.229 Palavras (17 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 17

ANDREIA DA CONCEIÇÃO SILVA – RA 1193899

CAMILA LEONI GUIMARAES – RA 8080690

PEGAGOGIA LICENCIATURA

A ARGUMENTACÃO DOCENTE E SEU REFLEXO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientadora: Profa. Camila Maria Fernandes Fantacini

Claretiano – Centro Universitário de Batatais

Imperatriz, Ma

Dourados - MG

2019

A ARGUMENTACÃO DOCENTE E SEU REFLEXO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andréia da Conceição SILVA[1]

Camila Leoni GUIMARAES[2]

Camila  Fernandes FANTACINI[3]

RESUMO

Este artigo mostrar os aspectos e procedimentos que o docente usa para se trabalhar a argumentação infantil, no âmbito da educação, apresentando peças e atividades importantes sobre o tema abordado. É progressivo o debate sobre como trabalhar a argumentação usada pelo Docente na educação infantil, visto que a prática da argumentação tem sido fortemente incentivada em pesquisas. O objetivo geral desta pesquisa foi refletir como a habilidade de argumentar contribui para o desenvolvimento educacional de crianças nos anos iniciais da educação infantil. Este artigo foi realizado através de pesquisa realizadas com base bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa pautada na pesquisa bibliográfica, em que foi consultada fundamentações teóricas através de livros impressos, revistas e artigos científicos acessíveis em sites confiáveis. Os resultados mostram uma alternativa promissora de como trabalhar a autonomia e a argumentação dos alunos em series iniciais.

Palavras-chave: Argumentação. Educação infantil. Atividades lúdicas. Método pedagógico.

1. INTRODUÇÃO

        O presente estudo se insere no programa de pesquisa bibliográfica sobre argumentação docente e seu reflexo na educação infantil que visa à investigação de condutas argumentativas em crianças da educação infantil com o objetivo de descrever e analisar como a habilidade de argumentar contribui para o desenvolvimento educacional de crianças nos anos iniciais da educação infantil, cujo objetivos específicos consistiram em: Incentivar o pensamento crítico e as habilidades argumentativas; preparar indivíduos que aprendam, desde cedo, a produzir seus próprios enunciados de maneira crítica e reflexiva, construindo sentido sobre o que lê, argumentando e se colocando nas mais variadas situações de interação dialógica; mostrar as principais características do ato de brincar e sua importância no desenvolvimento infantil e analisar a importância do brincar na educação infantil e apresentar as principais práticas que podem ser desenvolvidas nesse contexto.

        Para alcançar o objetivo proposto no presente trabalho trabalho, foi realizado o levantamento bibliográfico para fundamentar a parte teórica a partir das referências publicadas em artigos, livros, dissertações e teses, confecção de um projeto aprovado pela nossa orientadora e buscando assim fontes referentes ao assunto abordado na pesquisa.

        A intenção de que se parte no presente estudo, é mostrar situações que gerem conflitos de opinião em sala de aula, assim como através de sua testagem, entender como crianças em idades precoces utilizam o discurso argumentativo no manejo de resolução de conflitos. Diante deste cenário vemos tamanha importância do professor na construção da formação do aluno e preparação de cidadãos críticos e criativos para a vida. O docente é o modelador do conhecimento, e é muito importante a transmissão deste conhecimento de forma adequada, pois os estímulos nos primeiros anos do desenvolvimento infantil são decisivos e fundamentais para o aprendizado.

        Desta forma, pretende-se mostrar que a argumentação pode e deve ser uma habilidade discursiva apreendida na escola desde a Educação Infantil. Segundo Abreu (2009), argumentar é convencer, ou seja, vencer com o outro, com ética, junto com as técnicas argumentativas. Argumentar envolve a habilidade de dialogar, discutir assuntos que sejam de domínio dos atores envolvidos, do convencimento, da astúcia em persuadir alguém a fazer alguma coisa, pois esta habilidade contribui para os relacionamentos pessoais e profissionais.

        O autor frisa a importância de formar cidadãos críticos que sejam capazes de argumentar e saber fazer suas próprias conclusões. Portanto, é de extrema importância a valorização dessa prática pelo professor na educação infantil para que se promova grandes capacidades na criança, afim de ampliar suas possibilidades de inserção e participação na vida social. 

        De Chiaro (2006), por exemplo, acredita que através de pesquisas como estas podem implicar em algo relevante como:  a possibilidade do professor, ao organizar sua sala, refletir não só sobre o conteúdo a trabalhar, que instrumentos utilizar, que atividade realizar, mas, fundamentalmente, que organização discursiva pretende fazer emergir a partir dos seus objetivos quanto ao desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.

        No contexto de mundo em que vivemos, vejo a necessidade de trabalhar o tema A argumentação do Docente e seu Reflexo na Educação Infantil dentro da sala de aula, pois, o presente estudo está centrado acerca do papel do professor na relação ensino-aprendizagem, tendo em vista a necessidade de refletirmos sobre a ação pedagógica praticada em suas diferentes concepções para a construção do conhecimento e argumentos.

        A presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar como a habilidade de argumentar contribui para o desenvolvimento educacional de crianças nos anos iniciais da educação infantil assim como os objetivos específicos que são Incentivar o pensamento crítico e as habilidades argumentativas, preparar indivíduos que aprendam, desde cedo, a produzir seus próprios enunciados de maneira crítica e reflexiva, construindo sentido sobre o que lê, argumentando e se colocando nas mais variadas situações de interação dialógica, mostrar as principais características do ato de brincar e sua importância no desenvolvimento infantil e analisar a importância do brincar na educação infantil e apresentar as principais práticas que podem ser desenvolvidas nesse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com