TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do estágio na formação docente na educação infantil

Por:   •  21/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição

para a construção da identidade do professor de educação infantil.

Para a formação de um professor de Educação Infantil, o estágio é um momento muito importante onde se aprende, pratica e conhece as práticas educativas.

Os estágios focam em se aproximar da realidade os docentes, além de adquirir novas práticas em sala de aula, desenvolvendo por meio de monitoramento e engajamento todos os dias durante as aulas.

Essa prática é o primeiro contato de um futuro professor com a sua futura área de atuação. O objetivo do estágio supervisionado é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos nas situações da prática profissional, criando a possibilidade de exercícios de competência.

Os estagiários precisam vivenciar a escola por completo, agora não mais como estudante, mais como um futuro professor que possa compreender e se inserir neste contexto educacional, para demonstrar suas competências profissionais e compromisso ético com o futuro profissional. Os estágios são importantes e também contribuem para a conquista da prática profissional, pois é neste período que os alunos podem colocar em prática todo seu conhecimento teórico obtido depois de se formar.

Além disso, os alunos aprendem a desenvolver atividades que proporcionam uma experiência de aprendizagem na qual, práticas e situações profissionais são repassadas para que possam desenvolver habilidades e competências  em seu campo de atividades escolhidos.

Os estágios também permitem que os alunos entendam e compreendam essa realidade, o que está sendo feito e o que não está sendo feito e o porque.

Conclue-se então que o estágio é fundamental para a formação do professor, pois permite a real compreensão do que faz um regente de sala no dia a dia e no âmbito de sua profissão ao unir a teoria aprendida na graduação com a prática escolar.

REFERÊNCIAS

(FRANÇA, 2005,p. 03).

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade

teoria e prática, 1995 p.71.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com