TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Por:   •  7/4/2022  •  Artigo  •  5.687 Palavras (23 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O presente trabalho trata sobre a arte em contar histórias um recurso que faz com que a criança viva esse momento mágico e leve com ela para toda a sua vida. O Resgate pela fantasia através das escolas principalmente de educação infantil pois as histórias mudam por completo esse quadro tão digital que nossas crianças estão inseridas na realidade. O ato de ler é prazeroso, através de contos de fadas, onde professores e família podem resgatar valores e busca de significados, interação e participação, respeito e fantasia. A Literatura Infantil é um influente meio transformador de aprendizagem, onde as histórias infantis, é uma ferramenta indispensável para a formação da personalidade infantil, por isso contar e recontar e ouvir histórias ainda é a melhor maneira para as crianças resgatarem os valores da sociedade. Os educadores, tem em mãos esses recursos da Literatura Infantil, e se tornam intermediários da participação ativa do desenvolvimento das crianças, despertando nelas fantasias, a linguagem e aguça percepções. O livro não deve ser apenas manuseado é necessário apresenta-lo e contar a sua história despertando um mundo mágico a cada momento da história apresentada e fixando para sempre aquilo que ouviu.

PALAVRAS CHAVES: Professor. Histórias. Crianças.

1 INTRODUÇÃO

Contar histórias é um dos meios mais antigos de interação humana usada por meio da linguagem para transmitir conhecimentos, estimular a imaginação, a fantasia, empregada também para trazer valores morais, disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura.

O ato de contar histórias na educação infantil favorece a aprendizagem e contribui para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, e a memória; tem a intenção de analisar como o professor pode inserir a narração de histórias na sala de aula, para que seus alunos desenvolvam o interesse pela leitura; tratar-se-á, também sobre a relevância da leitura no âmbito da Educação Infantil. Acredita-se que contar histórias é uma forma de humanizar as relações e formar laços, ações que percebe-se, por exemplo ao ver a presença das narrações em toda a história da humanidade, caracterizando a busca de conhecimento.

Por ter a finalidade de envolver as pessoas, instigar a mente e comover; as histórias funcionam como instrumentos para a descoberta dos sentimentos da criança ou até mesmo dos adultos. As histórias infantis são contos geralmente muito antigos e ainda hoje podem ser consideradas verdadeiras obras de arte, lembrando sempre que seus enredos falam de sentimentos comuns a todos nós, como o ódio, inveja, ciúmes, ambição, rejeição e frustrações vivenciadas e compreendidas pelas crianças através das fantasias e emoções.

A Literatura Infantil é muito importante como mediadora da narração de histórias. O educador se utilizando dos recursos da Literatura Infantil, tem condições de participar ativamente do desenvolvimento das crianças, pois desperta fantasias, desenvolve linguagens e aguças percepções. Porém, muitas vezes, apenas folhear um livro não é o bastante, e é exatamente nesse engano que muitos professores se perdem, pois cabe ressaltar que como a história será contada e em que momento fará uma grande diferença no todo.

A função que as histórias exerceram em nossas próprias vidas leva-se à necessidade de realizar um estudo mais sistemático sobre sua importância na constituição da cidadania da criança. Esse aprofundamento pareceu imprescindível não só para que se pudesse incluir definitivamente as histórias nas práticas pedagógicas, mas para que esse saber trouxesse contribuição a outros profissionais, deixando-os cientes de que, contando, pode-se auxiliar nossos alunos a “soltar o verbo”, transformando-se, assim, em sujeitos que fazem história.

Este estudo visa levantar questões como a falta de diálogo entre as pessoas, uma vez que nos dias de hoje somos protagonistas de uma sociedade onde fala-se muito, escuta-se pouco, porém, não há conversa, fala, assunto entre os seres, perdemos ou estamos no processo de perder aquilo que sempre contribuiu para construção de ideias e pensamentos crítico.

Esse trabalho se propôs a refletir sobre a importância do resgate da narrativa no contexto da educação infantil, levando em conta o significativo papel que o contar assume para a criança numa época em que seu cotidiano vem sendo maciçamente influenciado pela mídia.

Os professores devem incluir essa prática de contar histórias no seu trabalho pedagógico, que se constituam como narradores e, consequentemente, auxiliem seus alunos a constituírem-se como tal, resgatando os momentos mágicos em que o contar servia de mediação para o encontro de crianças e adultos. A pretensão é convidar professores, e adultos em geral, a se aproximarem da literatura infantil, usando-a para contar e encantar as crianças. Tais encontros hoje resultam numa compreensão do papel da narrativa na constituição da identidade do sujeito.

Esse artigo será através de pesquisa bibliográfica destacando no texto a importância de contar histórias.

2 DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com