TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ASPECTOS SOCIOANTROPOLOGICOS

Por:   •  6/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE UNINASSAU EAD

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

 SEVERINO LISBOA DA LUZ JUNIOR

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ASPECTOS SOCIOANTROPOLOGICOS

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN

2019

SEVERINO LISBOA DA LUZ JUNIOR

INCLUSÃO SOCIAL COMO COMPROMISSO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalho acadêmico da disciplina de Aspectos Socioantropológicos, curso de Pedagogia da Faculdade Uninassau EAD.

Profª. Marjone Socorro Farias de Vasconcelos Leite

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN

2019

SUMARIO

1        A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.............................................................................. 3

2        REFERENCIAIS...............................................................................................4

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação é um direito de todos nos, ela ajuda a construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos, ensinando a respeitar o ser humano como um todo, constituindo um dos primeiros passos para a cidadania.

A educação inclusiva significa ensinar todas as crianças em um mesmo ambiente. Essa forma de educar junto com as diferenças existentes de cada aluno não sendo vista como um problema e sim apenas como uma diversidade, sendo essa pluralidade uma oportunidade de aumentar a visão de mundo dos estudantes e desenvolver a convivência entre todos os alunos, com o objetivo de preservar a multiplicidade presente nas escolas. Também é essencial elaborar um plano pedagógico voltado para essas necessidades especiais dos alunos, mostrando quais mudanças são necessárias para se fazer no ambiente escolar, como por exemplo: melhoramento físico da instituição, contratação de profissionais capacitados na área da educação inclusiva, tecnologias e recursos que possam auxiliar nesse processo. Além disso é muito importante que esse projeto que está sendo desenvolvido possa contar com o apoio dos pais, médicos e profissionais da educação. Sabemos que na educação publica existem vários desafios diários encontrados pelas escolas publicas conseguir alcançar esse objetivo com esses problemas como, por exemplo: falta de recursos, desvio de verbas publica e má utilização dos mesmos, é necessária uma boa gestão e mais investimento para que seja disponibilizado um ensino de qualidade para essas crianças com necessidades especiais.

A maneira de interagir com crianças especiais envolve respeito às diferenças e a melhor forma é agir com naturalmente, pois todas elas fazem parte não só da instituição de ensino com também da sociedade, entretanto em muitas escolas faltam condições de por em pratica a educação inclusiva de forma eficiente, na maioria das vezes a responsabilidade fica com o professor, é necessário que ele tenha uma ação positiva e que de forma criativa consiga criar um ambiente favorável e agradável na sala de aula. Entretanto o professor não é o único responsável pela educação da criança, ele deverá contar com uma rede de apoio, dentro e fora da instituição com os familiares, profissionais da área da saúde e educação tornando-se realizável esse processo de educação inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com