TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO MEDIADORA

Por:   •  9/9/2017  •  Artigo  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 14

 

UNIÃO DAS FACULDADES DE CAMPINAS – FAC UNICAMPS

 

AVALIACAO MEDIADORA: seu emprego no processo educativo

Geraldo Oliveira da Silva*

 

GOIÂNIA - GO

2016

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo promover uma análise crítico reflexiva sobre avaliação mediadora que possibilita investigar e mediar. Neste contexto a mediação deve acontecer relacionando experiências e propostas de aprendizagens a estruturas cognitivas do educando, com participação ativa na solução de problemas e apreciação de valores e diferenças individuais. Vale ressaltar que a avaliação no contexto ensino precisa ser compreendida como uma proposta a ser analisada num processo amplo, na observação do professor. Daí, á necessidade de abordar a questão da avaliação mediadora de maneira mais detalhada e profunda, uma vez, que, tal temática, constitui o instrumento e meio desta reflexão.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Mediadora; Competência; Prática Pedagógica do Professor.

ABSTRACT

This paper aims to promote a reflexive critical analysis of mediator evaluation that enables investigate and mediate. In this context, the mediation should take place relating experiences and proposals for learning the cognitive structures of the student, with active participation in problem solving and appreciation of values and individual differences. It is noteworthy that the assessment in the teaching context must be understood as a proposal to be considered in a broader process, the observation of the teacher. Hence, you need to address the issue of mediator evaluation of more detailed and profound way, once again, that such subject, is the instrument and through this reflection.

KEYWORD: Mediator evaluation. Competence. Teaching Professor practice

 

Geraldo Oliveira da Silva[1]

1. INTRODUÇÃO

A opção pelo assunto foi em decorrência de ser uma temática muito interessante e instigante, visto que avaliar em qualquer área constitui-se em fator de preocupação didática. Assim o tema desta pesquisa faz uma reflexão da avaliação mediadora a qual possibilita investigar, mediar, aproximar hipóteses aos alunos e provocá-lo ao conhecimento de forma a contribuir com a facilitação da aprendizagem.

Atualmente algumas escolas públicas praticam um sistema de avaliação sem fazer diagnósticos da aprendizagem, tornando a avaliação um processo classificação e seleção. Nesse sentido o professor necessita fazer a intervenção adequada e contínua capaz de interpretar o conhecimento teórico construído pelo aluno, uma vez que avaliar significa intervir, bem como praticar a investigação, para proceder às intervenções adequadas, a melhoria dos resultados e desempenho do educando.

Assim, torna- se possível verificar o que foi edificado e onde estão as falhas do processo ensino-aprendizagem. Porém, mais do que isso, é preciso que os professores compreendam a importância da avaliação no âmbito escolar considerando os instrumentos avaliativos, como caminho propulsor de uma interação mediada pelo professor, tendo em vistas, o processo ensino aprendizagem.

Nesta perspectiva de avaliação, o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento, levando o professor a criar situações desafiadoras que torne o erro, um ponto de reflexão para ação pedagógica desenvolvida.

Portanto, diante dos fatores positivos do processo da avaliação mediadora, está à reflexão contínua sobre a prática docente, visando retomar aspectos que necessitam ser revistos, bem como criar novos instrumentos de trabalho, de tal forma que permita alterar as práticas avaliativas. Diante deste pressuposto, o educador estará favorecendo o processo ensino aprendizagem em todos os aspectos, buscando proporcionar momentos de aprendizagem mais prazerosos.

Nesta concepção, avaliar na perspectiva mediadora consiste ir além de atribuir uma nota ou um conceito, uma vez que a mediação no contexto da avaliação vai de encontro à integração em todo o processo de ensino-aprendizagem, visto que o aluno é avaliado por tudo o que produziu e o que apreendeu, possibilitando, através de uma ação pedagógica mediadora, estabelecer uma relação de ensino estabelecido de forma prazerosa em favor do desempenho do educando.

2. A AVALIAÇÃO MEDIADORA E PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Ao refletir a contribuição da avaliação mediadora no contexto ensino- aprendizagem considera-se que esta deve ser analisada num processo de observação, verificando o conhecimento adquirido do educando frente à interação com o meio em que vive e as condições deste meio, pois a interação contribuirá com o processo, de forma significativa. Visto que a ação mediadora vai estabelecer a relação dialógica, de troca discussões. Provocações dos alunos, possibilitando maior entendimento entre o que foi ensinado e apreendido.

As atribuições da avaliação escolar deve sempre estar a serviço do aluno. Considerando que as formas de avaliação consistem em estabelecer princípios para acompanhar o caminho que o aluno faz, para descobrir as suas dificuldades e necessidades diante da aprendizagem do conhecimento.

Partindo desta concepção, a avaliação mediadora, torna-se um elemento positivo a se trabalhar numa continuidade de ações desenvolvidas, uma vez que o momento da correção proporciona uma reflexão sobre as hipóteses construídas pelo aluno, não por serem certas ou erradas, mas para problematizar o dialogo e a troca de ideias, levando o educador tomar consciência no alcance de metas individuais.

Conforme ressalta Luckesi (1995) Os dados ados essenciais para uma avaliação de sucesso, são aqueles que estão estabelecidos e definidos nos planejamentos de ensino, a partir de uma teoria pedagógica, e que foram traduzidos em práticas educativas nas aulas."

Nessas considerações, abordagem teórica norteada pelos pressupostos da avaliação mediadora, tem como suporte de estudos para a pesquisa bibliográfica, embasados em autores renomados como : Hoffman, Luckesi, entre outros que atribuem a importância da avaliação mediadora como possibilidade de investigação , aproximação e facilitação de hipóteses que favorece o conhecimento, como forma de provocação e percepção dos pontos positivos de interação para estabelecer e construir um caminho comum ao conhecimento integral do educando .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com