TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Mediadora

Por:   •  28/12/2015  •  Artigo  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS – UNESP

PEDAGOGIA

Lilian Camila Rosa

AVALIAÇÃO ENQUANTO MEDIAÇÃO.

MARÍLIA

2015

Lilian Camila Rosa

AVALIAÇÃO ENQUANTO MEDIAÇÃO.

Seminário apresentado para créditos na disciplina Planejamento e avaliação na perspectiva da orientação educacional, curso de Pedagogia, turma 4º A, Aprofundamento em Gestão, pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp campus Marília-SP.

Profª. Drª Gilsenir Maria P. de A. Dátilo

MARÍLIA

19/11/2015

INTRODUÇÃO  

A avaliação, na perspectiva de construção do conhecimento parte de duas premissas básicas: confiança na possibilidade dos alunos construírem suas verdades e valorização de suas manifestações e interesses. Exige do educador uma concepção de criança, jovens e adultos, como sujeitos de desenvolvimento inserido no contexto de sua realidade social e política. Daí, avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, num acompanhamento permanente do professor, que incitará o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas, não num momento terminal do processo educativo, mas uma busca de compreensão das dificuldades do educando e oportunizar novas situações de conhecimento.

Compreender as dificuldades encerra um princípio de descentralização, ver as coisas do ponto de vista dos outros. A desmitificação desvela a análise dos pressupostos teóricos que fundamentam a avaliação, tomada de consciência coletiva, desafio que traz o compromisso de construir a história. Os professores reduzem a avaliação a uma prática de registro de resultados sobre o desempenho do aluno. Avaliar é julgar o resultado do trabalho da criança após o término deste, nele demonstrando comportamentos definidos, como ideais pelo professor, aprovação/reprovação, que reforça o autoritarismo de cunho sentencioso, desconsiderando a mútua coordenação dos pontos de vista e das ações.

A avaliação é indissociável da educação, deve levar a ação, reflexão, observação e investigação, ampliando as possibilidades próprias dos alunos. A avaliação construtivista e libertadora deverá encaminhar a um diálogo e cooperativo onde o professor e os alunos aprendam sobre si no ato próprio da avaliação.

A adoção de conceitos, significa maior amplitude em termos de representação, evitando o estigma da precisão e da arbitrariedade. A medida, uso de notas, reforça um mecanismo de competição e seleção na escola, consequência do uso equivocado dos testes entendido como instrumento de constatação e mensuração e não de investigação. Interrogar sobre o significado dos erros para novas situações, novos desafios, formulando suas hipóteses, não a verificação de acertos e erros, mas, encaminhar os alunos num sentido investigativo e reflexivo sobre suas manifestações. Mediação no sentido de intenção, intermediação, formal e informal, tudo o que a criança faz suas ações, sendo observado e mediado por professores.

Neste artigo buscaremos explanar o tema da avaliação enquanto mediadora na perspectiva da autora Jussara Hoffmann dialogando com outros autores pesquisadores e estudiosos do assunto.

  1. AVALIAÇÃO ENQUANTO MEDIAÇÃO

 “A avaliação não é o ato pelo qual A avalia B. É o ato por meio do qual A e B avaliam juntos uma prática, seu desenvolvimento, os obstáculos encontrados ou os erros ou equívocos porventura cometidos. Daí o seu caráter dialógico."

Paulo Freire

Atualmente se apresenta uma diversidade de opiniões sobre o conceito de avaliação e as práticas que se processam em sala de aula, tanto entre os professores, como entre os alunos, e ainda entre alunos e professores. O ponto de convergência é a visão de que a avaliação dos alunos é uma parte esperada e essencial do processo de educação. Como esta avaliação deve ser realizada é uma questão aberta para debate que por sua vez, pode ser realizado em sala de aula entre professores e alunos buscando maior transparência desse processo e de melhor utilização dos vários mecanismos ou até mesmo a criação de novos mecanismos para alimentar relevantemente os processos de ensino do professor e os de aprendizagem dos alunos.

Paulo Freire (2001, p.42-43) já dizia que a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Para Luckesi (1996, p.93):

o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade [...] a verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.

Seguindo este pensamento Luckesi (1996) afirma que a aferição da aprendizagem se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os educandos encontram para atingir os objetivos propostos. De acordo com o autor pode-se conceituar a avaliação como:

                Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. O ato de examinar, por outro lado, é classificatório e seletivo e, por isso mesmo, excludente, já que não se destina à construção do melhor resultado possível; tem a ver, sim, com a classificação estática do que é examinado. O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação. Por suas características e modos de ser, são atos praticamente opostos; no entanto, professores e professoras, em sua prática escolar cotidiana, não fazem essa distinção e, deste modo, praticam exames como se estivessem praticando avaliação. (LUCKESI, 2002, p.84)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com