TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO SÍNCRONA NICOLLY SILLER BR

Por:   •  6/9/2021  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO SÍNCRONA

Nicolly Siller Bromerschenkel[1]

A mesa redonda “Formação Pedagógica e Educação Mediada pela Tecnologia: Pensando a prática docente” ministrada pelas professoras: 1) Priscila de Souza Chisté do Ifes Campus Vila Velha, que debateu sobre a combinação da didática e do cinema; 2) Aline Pinto Amorim Cherini do Ifes Campus Cefor, abordando sobre a temática da educação mediada pela tecnologia. Aconteceu no dia 02 de junho de 2021, às 19:30 pelo Canal do Cefor no YouTube. Todas essas temáticas dialogadas são de suma importância para a concretização do que estudamos ao decorrer desse módulo, além de serem atual e condizente com a realidade educacional vivenciada por milhares de alunos e professores.

Para iniciar a mesa redonda o coordenador do curso Giovani Zanetti Neto apresentou as professoras, convidando a Priscila Chisté para dar início a mesa redonda, cujo o tema debatido por ela é “Didática e Cinema: uma combinação possível?”, no qual o objetivo é apresentar duas possibilidades de usar o cinema como recurso de ensino.

Antes de dar continuidade ao tema de fato, ela explica, o conceito de didática embasada em Libâneo que diz que é a disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino. O que nos faz refletir sobre o contexto que ensinamos, para quem e para quê. Ela exemplificou como ela trabalhou com seus alunos, utilizando filme, no qual solicitou uma leitura prévia do conteúdo, realizando um resumo, assistindo vídeo aulas, o filme e um encontro para o debate da temática.

Os filmes são de grande valia para nossas aulas, recentemente utilizei uma sequência didática interdisciplinar com os meus alunos de classe multisseriada (1º, 2º e 4º ano do ensino fundamental), partindo do livro “Lolo Barnabé de Eva Furnari”, trabalhei diversos temas, como hábitos de higiene, seres vivos, vida familiar, nomadismo e entre outros, após a realização da leitura e das atividades ao longo da semana, encerramos a nossa sequência assistindo o filme “Os Croods” no qual as crianças puderam observar a história de uma família da era das cavernas, conversando sobre o que eles vestiam, como se alimentavam e entre outros, debatendo tudo o que estudamos e de uma maneira leve, contextualizada e divertida para os alunos.

Ou seja, fazer uso de filmes na sala de aula, não é somente um passa tempo ou tampa buraco para aquele professor que não planejou, e sim uma maneira dinâmica de ensinar, com a linguagem adequada para o nível dos alunos, de maneira divertida e relacionando com o que foi estudado, despertando um interesse do aluno pelo objeto de conhecimento e pela pesquisa.

Logo em seguida a professora Aline Cherini, deu início a sua fala sobre as articulações entre tecnologias e práticas pedagógicas, trazendo para o cenário atual, a pandemia, na qual temos o ensino remoto e híbrido tão presentes.

Para isso precisamos salientar a importância das competências dos docentes que são: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, ou seja, estamos diante de uma grande mudança educacional, no qual a tecnologia torna-se muito presente e o professor não pode fechar os olhos e continuar com um ensino tradicionalista, em que o aluno copia do quadro e do livro didático e responde atividades, um ensino não pode basear-se somente nisso.

Dos 12 alunos que tenho em sala de aula, 11 possuem celular e o WhatsApp foi uma ferramenta fundamental para o acesso ao conhecimento para meus alunos, uma ferramenta fácil e prática, onde todos conseguiram mexer. Para tornar algo interessante aos alunos, sempre enviava vídeos e jogos, tornando a aula em casa mais próxima e divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com