TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Afabetização na Pedagogia

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz diretrizes específicas para a etapa escolar de alfabetização, indicando os dois primeiros anos do Ensino Fundamental como ideais para ações pedagógicas com esse foco. Porém, o letramento deve permear todas as fases de aprendizado, sendo introduzido, inclusive, antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança. Segundo a BNCC, é indicado que as práticas letradas já devam ser estimuladas desde a Educação Infantil, além das considerações a respeito da vida social mais ampla do aluno.  

O livro analisado mostra a pratica da alfabetização em sala de aula, os temas abordados são referentes as imagens das placas, são estratégias criadas para trabalhar com a individualidade de cada criança, envolvendo a leitura, escrita e a interpretação de texto. Levando em consideração o conhecimento por meio de vivencias que favorecem os momentos da interação da criança com os temas abordados.

As atividades analisadas mostram na contextualização o uso social da criança, através das imagens de placas e outros objetos, que as crianças tem acesso ou vivenciam no seu dia a dia, que facilitam no processo da assimilação e na aprendizagem.

Essa estratégia de ensino potencializa o discurso da criança, possibilita uma maior compreensão e evolução no desenvolvimento delas. Mas para que isso aconteça da melhor forma, a criança também precisa de ser assistida pelos seus cuidadores, para que elas possam ser auxiliadas no momento de suas dificuldades, as atividades educacionais tem a finalidade de favorecer uma conexão com o conhecimento lúdico e motivadora. Através da leitura e da escrita que a didática do livro oferece, faz potencializar esse discurso, isso mostra que alfabetização nos anos iniciais é de suma importância para reflexão e domínio das propriedades dos textos.

REFERENCIAS:

RICO, Rosi. O que a BNCC propõe para alfabetização? Nova Escola. Disponível em:< https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/40/o-que-a-bncc-propoe-para-a-alfabetizacao>. Acesso em: 31 de março 2021.

FREDDI, Nadine. Alfabetização e Letramento: Organizando o Trabalho Pedagógico. Monografias Brasil Escola. Disponível em:< https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/alfabetizacao-letramento-organizando-trabalho-pedagogico.htm>. Acesso em: 31 de março 2021.

ANNUNCIATO, Pedro. O bê-á-bá dos Métodos da Alfabetização. Nova Escola. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/17568/o-be-a-ba-dos-metodos-de-alfabetizacao>. Acesso em: 31 de março 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com