TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização na educação infantil

Por:   •  8/4/2017  •  Monografia  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

alfabetização na educação infantil

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em  (PEDAGOGIA).

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


RESUMO

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo. O TCC procura abordar o tema as dificuldades da alfabetização nos anos iniciais, começando no primeiro capitulo reflexões iniciais e sua história sobre o processo da alfabetização na antiguidade até os dias atuais, refletindo sobre o nosso próprio processo de alfabetização e suas implicações com a alfabetização, a democratização do acesso das crianças na escola, índices insatisfatórios em pesquisas e apontando se a realmente um fator para a dificuldade, dividido em três  capítulos.

 

Palavras-chave: Alfabetização; Dificuldades na aprendizagem; Democratização.


ABSTRACT

The literacy of an individual promotes their socialization, since it allows the establishment of new types of symbolic exchanges with other individuals, access to cultural goods and facilities offered by social institutions. Literacy is a driving force in the conscious exercise of citizenship and the development of society as a whole.O CBT seeks to address the issue of the difficulties of literacy in the early years, beginning in the first chapter initial reflections and his story about the process of literacy in ancient times to the present day, reflecting on our own literacy process and its implications with literacy, the democratization of access of children at school, poor indices in research And pointing to a really factor for the difficulty , divided into three chapters..

Key-words: Literacy; difficulties in learning; Democratization.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Título da figura        00

Figura 2 – Título da figura        00

Figura 3 – Título da figura        00

Figura 4 – Título da figura        00

Figura 5 – Título da figura        00


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Título da tabela        00

Tabela 2 – Título da tabela        00

Tabela 3 – Título da tabela        00

Tabela 4 – Título da tabela        00

Tabela 5 – Título da tabela        00

 

 



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2        título do capítulo        14

3        TÍTULO DO CAPÍTULO        17

4        título do TERCEIRO capítulo        19

CONsiderações finais        20

REFERÊNCIAS        21



  1. INTRODUÇÃO

 

A Monografia realizada como resultado do TCC - Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera e tem por objetivo fundamentar os estudos desenvolvidos na disciplina de Alfabetização na qual vai ser abordado o tema as dificuldades apresentadas na alfabetização e todos os seus conceitos nas perspectivas histórica, social e cultural. As razões da escolha deste tema foram a identificação pelo mesmo e a necessidade de aprofundar, por entender que alfabetização e letramento serão conhecimentos importantes para a profissão, seja como docente ou gestor de Escola da Educação Básica.

A partir de então, compreender melhor este processo de ensino com a ajuda de artigos, autores, os quais possibilitaram maior compreensão a respeito do assunto, sendo fortalecida também de uma pesquisa de campo num espaço alfabetizador. O leitor encontrará nos quatro capítulos questões que evidenciam a importância da alfabetização em sala de aula e suas dificuldades, os caminhos que o processo de alfabetização necessita percorrer para que possa encontrar resultados positivos na busca, diante de formações e estudos mais aprofundados, pois a pesquisa apontou a complexidade deste processo e a necessidade de formação continuada. Fatores que estão ligados como a democratização do acesso as crianças na escolas nos anos 70, impasses da alfabetização no Brasil

Segundo Coraggio (1998), para adequar-se às expectativas dessa nova

legislação, as reformas educacionais e curriculares devem caminhar no sentido de

preparar crianças e jovens para cidadania. Para tanto, torna-se necessário proporcionar-lhes conhecimentos a fim de que possam participar e usufruir dos bens

e serviços da sociedade atual, integrando-se também no processo produtivo que demanda uma mão-de-obra cada vez mais qualificada. Para melhor nortear a pesquisa formula-se a seguinte questão: Democratização do acesso a escola das classes populares passam a lidar com o mundo da escrita, esse fato explicaria os índices insatisfatórios apresentados nas últimas pesquisas sobre alfabetização de crianças ou foi a escola que perdeu em qualidade?. Neste contexto, a pesquisa pode trazer contribuições para melhor entendimento do processo de alfabetização na Educação Infantil, Pensando nesse mal que atinge a população Brasileira em larga escala, este artigo visa conhecer a situação em que o Brasil se encontra em relação ao analfabetismo funcional e a proposta de uma alfabetização eficiente como um dos instrumentos para reduzir e evitar essa incômoda realidade presente em nossa sociedade. A hipótese com que os pesquisadores trabalharam é que ainda que o trabalho eficiente de alfabetização das séries iniciais não seja a única solução para o analfabetismo funcional, ajudará e muito a minorar o problema já descrito.Para que isto aconteça, é necessária a tomada de várias decisões, que passam pelo compromisso com a qualidade, com o conhecimento das necessidades dos alunos e a escolha de um método de alfabetização que melhor se adapte a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com