TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Andragogia e Heutagogia

Por:   •  21/12/2021  •  Resenha  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Andragogia?

Quando se fala em Educação Profissional, é importante retomar princípios do ensino que se destina à boa parte de seu público: jovens que estão se profissionalizando e adultos que podem ter saído da escola há muito tempo (temos mais de 80 milhões de brasileiros nesta situação). Uma corrente vem há décadas se dedicando a pensar estas questões: a andragogia.

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles. O termo remete para o conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).

O termo surgiu pela primeira vez em 1833, na obra do pedagogo alemão Alexander Kapp "Platon's Erziehungslehre", traduzida para o português como "Ideias Educacionais de Platão". Alexander Kapp é citado como criador da andragogia, mas foi Malcolm Shepherd Knowles quem espalhou o conceito de andragogia criado por Kapp; e por isso é considerado importante referência da andragogia.

Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.

“Andragogia é a arte de causar o entendimento.” - Franklin Wave

Ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios.

1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho terão no processo;

2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida. Portanto, querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir;

3. Papel das experiências: para o adulto, suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes;

4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia a dia;

5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade;

6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento. *

Utilizam-se neste modelo características presentes nos adultos, como o autodirecionamento, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, os adultos escolhem para onde, o quê e para quê querem aprender, por meio de decisões em relação a sua aprendizagem (Bellan, 2005).

Algumas características dos adultos podem influenciar na educação (Bellan 2005; Cavacalti, 1999):

- A aprendizagem é direcionada para os seus interesses;

- Aplicação da aprendizagem é imediata;

- A motivação interna é mais intensa por aprender, ou seja, está na sua própria vontade de crescimento;

- Adultos preferem aprender para resolver problemas;

- No processo de aprendizagem, a experiência do adulto é primordial como base.

Focaliza-se mais o processo do que o conteúdo que está sendo trabalhado, já que existe, por parte dos alunos adultos, a consciência de suas competências e habilidades no aprender. Algumas técnicas podem auxiliar didaticamente a aprendizagem dos adultos, como trabalhos em grupo, seminários, estudo de caso, dramatizações, autoavaliação e outras que estimulem a interação e debate em sala de aula (Bellan 2005; Cavacalti 1999).

O professor neste processo é o facilitador, ou seja, um agente de mudanças que apresenta informações por meio de práticas pedagógicas e cria ambientes adequados que propiciem o aprimoramento do conhecimento.

Na educação profissional, os adultos são o público permanente, desde os cursos de formação inicial até a formação continuada ao longo de toda a vida profissional. A educação profissional que não considerar tais características desse público terá seus processos educativos comprometidos.

* Do título da sessão até o surgimento do símbolo, contribuições de Olivier Allain - Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com