TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Andragogia E Educação Profissional

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

ALUNO: JOSÉ MEIRA DOS SANTOS - MATRÍCULA: 0280987

Quais os outros métodos podem ser apresentados? E como podem ser utilizados em sala de aula com adultos?

Diferente da pedagogia que se refere a educação de crianças, a andragogia é uma disciplina da educação cujo alvo principal são os adultos. Segundo Knowles (1980), os métodos da andragogia têm por base seis princípios para aplicação dos processos de aprendizagem dos adultos, que são: necessidade de saber, autoconhecimento do aprendiz, papel das experiências, prontidão para aprender, orientação para aprendizagem e motivação.

Na andragogia, as técnicas e métodos de ensino seguem critérios diferentes do ensino tradicional. O processo de ensino tende a seguir requisitos particulares à fase adulta dos discentes que, além do amadurecimento e das experiências vividas trazem consigo a responsabilidade, o comprometimento, o equilíbrio emocional, a objetividade e a convicção por estar buscando conhecimento em determinada área profissional.

A experiência do aluno é fundamental para que haja desenvolvimento no aprendizado, além disso, as trocas de conhecimento influenciam muito nos conteúdos vivenciados em situações comuns no dia a dia.

Assim, o processo de ensino visa relações horizontais, próximas entre mestres e discípulos, de tal forma que há necessidade de uma sinergia para que os objetivos sejam atingidos. O conhecimento é fruto de um esforço mútuo, nesse sentido, o professor pode articular a motivação e a experiência dos alunos para que esse conhecimento possa ser compartilhado.

Portanto, participar da formação de aprendizado de adultos é propor a participação em tarefas, facilitar o desenvolvimento de atividades em grupo e motivá-los para que suas experiências e conhecimentos possam ser compartilhadas entre os colegas. A grade de assuntos a serem ministrados ficam em segundo plano. Em um grupo de estudo composto por adultos os assuntos e matérias podem ser alterados de acordo com suas necessidades de aprendizado dos discentes.

Por outro lado, o sistema de avaliação de adultos deve ser diferente de jovens e crianças. A avaliação de adultos não deve ser resumida em apenas um prova, mas será observado sua capacidade de interação, liderança, resolução de problemas diversos, capacidade de trabalho em equipe e outros atributos ligados à área afetiva e gestão dentro de sua área profissional.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Jair Antônio et al. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21105/12579>. Acesso em: 8 de maio de 2020.

Educação de adultos: os 6 princípios da Andragogia. Disponível em: <http://cpdec.com.br/educacao-de-adultos-principios-da-andragogia>. Acesso em: 8 de maio de 2020.

KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge: Adult Education, 1980.

Metodologia andragógica. Disponível em:<https://portaleducacao.com.br/metodologia-andragogica>. Acesso em: 8 de maio de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com