TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Andragogia

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

Andragogia

Andragogia ( do grego Andron= Adultos e Gogos = educar ), é o caminho educacional que busca compreender o adulto. Significa ensino pra adultos. Andragogia é a arte de ensinar adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade ( escola da vida ).

O conhecimento é transmitido através do processo de aprendizagem, deve ser realizado de forma concreta, objetiva e pensada antes de ser aplicada, sendo assim, a qualidade do ensino parte do conhecimento / entendimento, entre o professor e seu público alvo. Por tanto, percebendo as dificuldades destes alunos, devemos nos atentar as necessidades que os mesmos possuem, e proporcionar desafios e soluções de seus problemas que façam a diferença em suas vidas. Diferente da criança o adulto tem a percepção de que o conhecimento / ensino faz falta, pois o prejudica, então a aprendizagem tem a finalidade de realização profissional e pessoal. Quando montado o currículo escolar e os planos de aula, o ponto primordial a ser considerado é se o conteúdo programado faz sentido a esses educandos, permitindo que os mesmos, possam fazer relação entre o que aprendem em sala, e o que já possuem de experiência de vida, pois o adulto já é independente e auto direcionado.

Na Andragogia os alunos adultos já estão preparados para se iniciar no processo de aprendizagem, pois já percebem a falta do conhecimento quando enfrentam problemas na sua vida pessoal e profissional, nesse caso, o aluno se torna muito independente e auto gestor nesse processo de alfabetização. Nesse momento a aprendizagem deve ocorrer em um "ambiente adulto , onde o professor é um facilitador, o aluno adulto se torna um aprendiz e ambos transformam o conhecimento em uma troca de experiências vivenciadas, o aprendizado se torna uma via de mão dupla, ou seja, recíproco entre professor e aluno.

Os alunos quando aprendem através da troca de experiência, não só compartilham conceitos, como saem um pouco do que é comum no ensino, onde o aluno apenas recebe o conhecimento sem interagir em sala. Nesse parâmetro é difícil dizer quem aprende mais, se é o professor ou o aluno. Na educação de adultos, o centro é a aprendizagem e não o ensino, o aprendiz adulto é agente de seu próprio saber, e já decide o que quer aprender, colaborando com a organização do currículo.

Os métodos aplicados devem ser distintos e com a finalidade de propor como o adulto aprende, deve haver mais participantes em tarefas do estudo em grupo, e da experiência, o papel do professor é ser facilitador na aprendizagem, considerando as vivências e experiências desses alunos adultos.

BIBLIOGRAFIA:

http://educador.brasilescola/trabalho-docente/andragogia.htm

Referência: Gabriel Perissé

autora: Amélia Hamze

educadora

profª UNIFEB/CETEC e FISO- Barretos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com