TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A andragogia é a educação voltada para adultos

Por:   •  30/3/2016  •  Artigo  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

ANDRAGOGIA

A andragogia é a educação voltada para adultos, uma definição feita por Malcolm Knowles no ano de 1970. Esse termo tem origem grega que é derivado de duas palavras: “andrós”, que significa homem; e “gogia”, que significa liderar, guiar. A andragogia conduz o ensinamento a adultos.

Foi desenvolvida uma metodologia de ensino específica para o adulto, pois eles não aprendem da mesma maneira como é ensinado às crianças. Na educação de adultos, a experiência do aluno conta tanto quanto os saberes do professor. A criança aprende para descortinar a vida, já o adulto aprende aquilo que pode ajudá-lo a enfrentar os desafios e situações reais da vida, a criança é dirigida, o adulto precisa se autodirigir. (Amélia Hemze,2008)

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. ”

Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia

Um adulto retém cerca de 10% do que ouvem, após 72 horas, portanto são capazes de lembrar cerca de 85%do que ouvem, veem e fazem após o mesmo prazo, as informações que mais eram lembradas eram aquelas que eram recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou uma palestra. (Cavalcanti, 1999)

Paulo Freire desenvolveu um método em que aprender a ler, é aprender a pensar, e pensar é uma forma de ação. Para um pedreiro que constrói uma casa usa o tijolo, para uma dona de casa que aprende os nomes de temperos com o que cozinha a comida. Com isso desenhando letras e palavras em que eles já são habituados no seu dia a dia, e assim facilitando a alfabetização dos mesmos. (Brandão C.R,1981)

A andragogia é um caminho educacional que busca compreender o adulto, podendo ser considerada uma teoria, mas também um método de ensino onde ocorre trocas de conhecimento entre professor e o aluno e suas experiências de vida. A andragogia então é aprender a fazer. (Danyluk,2001)

O professor deve despertar no aluno a consciência da necessidade de adquirir conhecimentos e a noção clara da sua participação na sociedade, assim o ponto de partida será o que compõem a realidade do aluno, não deve impor o método ao aluno, e sim cria-lo com ele, com base na realidade em que vive. O professor deve atuar como incentivador da busca individual de conhecimento. (Freire 1996)

Relata que o educando adulto escolarizado é um sujeito culto, no sentido objetivo da cultura, por que consegue viver na sociedade na qual está inserido. O que de fato o educando desconhece, é por que não teve a necessidade ou até mesmo oportunidade de aprender. As pessoas que não sabem ler e escrever, já atuam como educados, mas ainda de uma forma que não seja escolarizado. (Danyluk,2001)

“Não se pode ensinar coisa alguma a alguém pode-se apenas auxilia-lo a descobrir por si só”

Galileu Galilei (1564-1642)

Quando se olha a aprendizagem de adultos através da andragogia vê-se que o papel do professor tradicional como é conhecido deve ser revisto, os alunos sabem de suas habilidades e experiências, e exigem seu maior envolvimento no processo de ensino aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com