TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Dissertação

Por:   •  7/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

2. Fundamentação teórica e relevância da pesquisa realizada: autores utilizados e as contribuições da mestranda.

No texto da fundamentação teórica fica explícito que a autora utilizou diversos livros em seu texto, com análises mais específicas referentes a alguns autores e outras mais superficiais como justificativa para sua escrita, além disso, artigos em periódicos e anais de congressos também foram utilizados, bem como documentos disponíveis na internet. Dessa forma a autora diversificou seus meios de pesquisa, lançando mão de diversas fontes de pesquisa e de informação para sua fundamentação teórica. As datas de publicação tem variedade extensa, uma vez que muitos livros e autores foram utilizados, abrangendo o período de 1969 a 2008 em suas referências, sendo utilizadas com a proposta de resgatar aspectos históricos e embasar teoricamente sua pesquisa.

A autora visita diversos autores em sua fundamentação teórica, embasando sua escrita e a relevância da pesquisa realizada por ela, usa ainda diversas referências de Vygotsky e de alguns de seus seguidores como Leontiev e Luria para posicionar-se quanto a questões relacionadas à linguagem, além de utilizar outros autores como Bakhtin para discorrer sobre a importância dessa linguagem. A autora faz ainda contribuições dela mesma enquanto pesquisadora que busca justificar suas opções teóricas enquanto que essas opções também expõem a relevância da pesquisa que será desenvolvida, usa diversos autores para fundamentar que a escrita é uma forma de linguagem e de comunicação, de forma que é fundamental que haja um envolvimento desde cedo com os livros, colocado por ela e de acordo com Simões (2000) que mesmo antes de a criança aprender a ler e a escrever ela pode ter acesso a este universo por meio dos livros de literatura infantil que auxiliam na compreensão da própria comunicação (escrita).

O texto de fundamentação teórica como um todo traz várias reflexões pertinentes e aspectos que devem ser levados em consideração, onde a autora explora quais as suas posições teóricas e em quais autores ela se baseia para assumir tal posicionamento. Além disso, o texto escrito evidencia aspectos mais gerais e abrangentes até chegar a colocações mais pontuais e ao objetivo da pesquisa ora proposta: adaptar graficamente livros de literatura infantil para alunos cegos.

Com a disposição de texto escolhida pela autora é possível perceber que a pesquisa tem relevância por meio dos diversos aspectos relacionados por ela quanto à linguagem, escrita, comunicação e o impacto desses aspectos na vida de uma criança deficiente visual. A autora escreve seu texto de maneira coerente com as posições tomadas, evitando até mesmo autores de teorias conflitantes no decorrer da escrita, como a opção por utilizar Vygotsky e seus seguidores, bem como outros autores que defendem a mesma opção teórica, ao invés de utilizar outros autores de teorias opostas ou ao menos nem sempre concordantes.

3. Problema e objetivos da pesquisa.

O problema investigado foi a falta de livros de literatura infantil adaptados para as crianças com deficiência visual.

A autora construiu seu texto de maneira mais geral até chegar à especificidade de sua pesquisa, perpassando outros aspectos da história e da cultura relacionados aos livros de literatura infantil e às crianças com deficiência visual. Além disso, a literatura utilizada como base para o texto e sua reflexão acerca dessa literatura trouxe aspetos importantes à discussão, inclusive sobre os elementos de impressão gráfica em larga escala e quais os procedimentos e possibilidades de recursos para tais impressões.

Após a exposição realizada os objetivos quase que naturalmente foram estabelecidos e enunciados pela autora, uma vez que se buscou claramente evidenciar os objetivos ao final do referencial teórico da seguinte forma: “Perante as questões pontuadas e apresentadas, esta pesquisa teve como objetivo prioritário adaptar graficamente livros de literatura infantil para alunos cegos.” (PRETO, 2009, p. 35).

4. Sujeitos da pesquisa.

Os participantes da pesquisa foram de acordo com critérios estabelecidos para a pesquisa:

- 3 crianças com diagnóstico de cegueira, incluídas no sistema de ensino da rede pública municipal, usuárias de livros de literatura infantil na escola;

- 4 mães cuidadoras da criança com deficiência e ter o filho diagnosticado com cegueira matriculado no sistema regular de ensino. Obs.: A M2 e M3, vivendo sob união estável, adotaram a criança C2, por isso a quantidade de mães que participaram da pesquisa;

- 4 professores de alunos com diagnóstico de cegueira, utilização de livros de literatura infantil nas atividades pedagógicas e que lecionassem no sistema regular de ensino. Obs.: as professoras P1 e P2 lecionaram para a criança C1 durante o período da coleta de dados da pesquisa, por isso a quantidade de professoras que participaram da pesquisa.

A quantidade de sujeitos na pesquisa, diante da deficiência e dos critérios estabelecidos pela pesquisadora, foi o suficiente para a coleta de dados e a sua posterior análise. A escolha desses participantes seguiu critérios estabelecidos previamente e relacionados ao objetivo da pesquisa, dessa forma os critérios atendiam ao objetivo da pesquisa ao mesmo tempo em que apresentavam a seleção de dados participantes.

As características dos participantes da pesquisa ficaram bem visíveis devido à disposição em quadros com a caracterização de cada um dos grupos de participantes, evidenciando:

- Crianças: Aluno, idade, diagnóstico, descrição do comportamento visual, atividades complementares e série escolar;

- Mães: Mães, idade, trabalho, formação, estado civil e pai presente na educação do filho (sim ou não);

- Professores: Participantes, formação, escolar, série em que trabalha, número de alunos com deficiência na sala, tipo de escola e tempo de magistério.

Essa caraterização disposta em quadros ajuda o leitor a compreender quem são esses participantes, aspectos importantes para a realização da pesquisa.

5. Instrumentos e procedimentos de coleta de dados.

A autora coletou os dados por meio de 3 instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada, observação em sala de aula e caderno de registro.

Para a entrevista semiestruturada a autora buscou bases teóricas e, Manzini (2005) e em Omote (1995), bem como Minayo (1992). As leituras citadas pela autora trouxeram embasamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com