TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem baseada em projetos

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema 01: A aprendizagem baseada em projetos

Trabalhar com projetos em educação nos remete a pensar no futuro com os pés no chão, desenhar o que está por vir, fazer uma antecipação de onde queremos chegar. É compartilhar desejos, sonhos, ideais, perspectivas, interesses.

Aparentemente, aqui há uma ambivalência, já que um projeto é algo lançado para adiante, uma projeção: traça um percurso do concreto ao abstrato. Ao atingir o alvo e se concretizar, quando todas as intenções estão claras e descritas, o projeto não será mais um sonho. Por isso, ele caminha do virtual para o real, do planejado para o realizado.

Há uma gama de fatores impulsionadores que levam o sujeito a se lançar na busca do que está por vir, propiciando, assim, o surgimento do novo. Todo esse processo é permeado de ações tanto individuais quanto coletivas, conduzindo à efetivação e à realização do projeto. O percurso vai do sonho à conquista; das perguntas às melhores e mais corretas respostas; do desconhecido para o então descoberto e aprendido.

As ações desse processo supõem primeiramente traçar, juntamente com o grupo, onde queremos chegar e quais caminhos poderão nos conduzir a esse lugar. Comporta inclusive desvendar, elaborar e construir juntos tais caminhos. É essencial nos perguntarmos se o "projeto sonhado" é realmente de todos os envolvidos. E quem são, efetivamente, esses envolvidos, se a eles foram dadas voz e vez.

Ao tomarmos como premissa que o projeto é uma investigação aprofundada sobre algum tema, devemos considerar que essa investigação precisa fazer parte da curiosidade e do desejo de descoberta tanto de alunos quanto de professores. A partir daí, alunos e professores poderão, inclusive, mobilizar a comunidade educativa e, possivelmente, outros alunos, professores e demais funcionários da escola.

A essência de um projeto trabalhado em sala de aula está centrada no empenho investigativo, organizado e sistematizado na busca pelas melhores respostas para questões sobre determinado tema. A curiosidade (traduzida e concretizada em boas perguntas) associada ao desejo de descobrir compõe a grande mola propulsora de um projeto. Porém, os objetivos de um projeto não podem se esgotar de modo simplista na busca pelas respostas certas, mas se ampliam de forma muito enriquecedora propiciando uma aprendizagem significativa que não considera exclusivamente os conteúdos conceituais, mas abarca também os conteúdos procedimentais e atitudinais. Dessa forma, o trabalho com projetos na prática diária em sala de aula possibilita a formação do sujeito integral, tão almejada pelos educadores. Os próprios PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – trazem explícita em seus objetivos essa imprescindível função social da escola comprometida com a amplitude do desenvolvimento do aprendiz:

Assim, os objetivos se definem em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla. (BRASIL, 1997, p. 47)

Essa possibilidade real de trabalho com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais está em sintonia com o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. No capítulo 4 dessa obra – "Educação: um tesouro a descobrir", – os quatro pilares da educação são apresentados e discutidos propondo uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Os conteúdos conceituais, o "aprender a conhecer", são de fundamentais. Trata-se de trabalhar com elementos da cultura geral de forma ampla, com a possibilidade de focar em profundidade determinados tópicos de conteúdo.

Sabemos que o conhecimento acumulado pela humanidade é muito vasto e tem se expandido dia a dia. Não se trata, portanto, de buscar o domínio de todos os conteúdos, o que sabemos ser impossível. Inclusive porque não produzimos mais e melhor simplesmente por "saber mais", mas sim por dominar "instrumentos do conhecimento", tais como leitura, interpretação, compreensão, dedução, raciocínio lógico, memória, enfim, os processos cognitivos por excelência. Instrumentos tais que nos permitam buscar as melhores soluções e, inclusive, criar produtos com base em situações-problema encontradas na vida diária. É a oportunidade de despertar nos aprendizes, além dos processos cognitivos, o desejo de desenvolvê-los, a sede de conhecimento, de prosseguir aprendendo por toda a vida, para além da escola, lançando mão de dispositivos intelectuais e cognitivos. Reter e usar informação podem ser importantes, mas também selecionar no vastíssimo leque de informações disponíveis aquelas que são necessárias e pertinentes, além de interpretá-las e analisá-las de diferentes perspectivas, para então elaborar o novo conhecimento, é uma competência muito mais imprescindível.

A riqueza do trabalho com projetos em sala de aula leva em consideração o sujeito cognoscente, mas se amplia ao abarcar os conteúdos procedimentais e atitudinais estreitamente relacionados ao trabalho sistemático dentro do desenvolvimento de um projeto.

Os procedimentos precisam ser considerados também objeto de ensino, que requerem a mediação do professor para se realizarem. Durante a execução de um projeto, diferentes procedimentos são necessários para encaminhar todo o trabalho, tais como: ler, pesquisar, coletar dados, interpretar textos, tabelas e imagens, elaborar legendas, construir gráficos, analisar e selecionar informações pertinentes, entrevistar, registrar, organizar, dentre muitos outros. Nos quatro pilares da educação, esse aspecto está contemplado no "aprender a fazer", que destaca, inclusive, outra importante aprendizagem que é a comunicação. É imprescindível que todo indivíduo saiba se comunicar.

Trabalhar em equipe, realizar projetos comuns, desenvolver a percepção do outro e das interdependências, interagir, gerenciar conflitos, reconhecer limites também estão dentre as muitas aprendizagens relacionadas à formação do sujeito integral. Aqui, novamente, de modo intenso e rico o trabalho com projetos favorece e fomenta o desenvolvimento de tais habilidades, os chamados conteúdos atitudinais. Nos quatro pilares da educação, esses conteúdos estão claramente descritos e aprofundados no tópico "aprender a viver juntos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com