TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aquisição De Língua De Sinais Em Crianças De Idade Pre-Escolar

Por:   •  19/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 15

        

Sumário

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 SURDEZ        6

1.2  A  EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL        7

2. A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS EM CRIANÇAS DE IDADE PRE-ESCOLAR        8

2.1 O PAPEL DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA        9

3 COMO LIDAR NA APRENDIZAGEM INFANTIL        9

3.1 EM LINHAS GERAIS, COMO LIDAR,PORTANTO, COM ESTÁS CRIANÇAS NA ESCOLA?        10

3.2  O DESAFIO DE ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO        11

4. O ALUNO SURDO EM SEU CONCEITO ESCOLAR        11

4.1 O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE A INCLUSÃO        12

4.2  PROPOSTA EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS SURDAS        12

5 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS........................................................................................................................16

        

1 INTRODUÇÃO

  A escolha dessa temática se dá na importância da compreensão sobre a dificuldade da criança surda na Educação Infantil. A inclusão dos surdos é defendida em várias teorias e leis, segundo a lei n° 7.853, é  um direito da criança surda ser aceita em qualquer escola de rede pública ou privada e  é de obrigação da instituição de ensino, garantir ferramentas de inserção deste aluno em ambiente escolar.

   Com o objetivo de entender e conhecer o ambiente escolar desde o começo da vida escolar do aluno portador da deficiência auditiva. Este estudo se deu através de pesquisas e depoimentos coletados de profissionais que atuam na área e  pessoas portadora da deficiência.

   A inclusão é um processo pelo qual as pessoas com necessidades especiais precisam para que sejam inclusas  nos mais diversos espaços da sociedade. As escolas tem um papel importante neste processo, sendo que para a inclusão aconteça de fato é preciso uma educação  inclusiva ativa nas unidades de ensino. A resposta da inclusão escolar, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação  Básica, "[...]está constitui uma proposta que representa valores importantes, condizentes com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos"(Brasil,2001 a,p.26)

   A realidade da educação dos alunos surdos é um fato que tem chamado atenção dos pais e dos educadores, já  que os surdos , por sua perda auditiva, têm dificuldades de acesso à linguagem oral e escrita (Góes, 1994),fato que inibe enormemente em sua socialização.  

  Na década de 1980, iniciou-se um movimento que buscou soluções para esta realidade, por meio  da incorporação das línguas de sinais das comunidades surdas às práticas educacionais educação bilíngue. Esta proposta educacional preconiza que o surdo deva ser exposto o mais rápido  possível à língua de sinais, identificada como a língua passível de ser desenvolvida   por ele sem que sejam necessárias condições especiais de ”aprendizagem” e, posteriormente, que lhe seja ensinada a língua da comunidade ouvinte na qual está inserido, tomando como base para esta aprendizagem, os conhecimentos adquiridos em língua de sinais .

1.1 SURDEZ

    Surdez é um nome dado  a incapacidade ou dificuldade de ouvir, a audição é formada por um sistema de canais que movem o som até o ouvido interno. Do ponto de vista educacional a surdez se refere a dificuldade da criança surda aprender a se comunicar por via auditiva sendo necessária medida educacionais  que possibilitem a comunicação como um instrumento de inclusão social.

    Existem diversos tipos de surdez:

  •  Ligeira:

A palavra é ouvida, contudo certos elementos fonéticos escapam ao indivíduo. Este tipo de surdez não provoca atrasos na aquisição da linguagem, porém há dificuldades em ouvir uma conversa normal.

  • Média:

- a palavra só é ouvida a uma intensidade muito forte;

- dificuldades na aquisição da linguagem;

- perturbação da articulação da palavra e da linguagem;

- dificuldades em falar ao telefone;

- necessidade de leitura labial para a compreensão do que é dito.

  • Severa:

- a palavra em tom normal não é percebida;

- é necessário gritar para ter sensação auditiva;

- perturbações na voz e na fonética da palavra;

- intensa necessidade de leitura labial.

  • Profunda:

- nenhuma sensação auditiva;

- perturbações intensas na fala;

- dificuldades intensas na aquisição da linguagem oral;

- adquire facilmente Língua Gestual.

  • Cofose:

Surdez completa; ausência total do som.

    No Brasil, os deficientes auditivos constituem 3,2% da população ou proximamente 5,8 milhões brasileiros. As pessoas portadora da decididos, exceto os surdos, usam a língua portuguesa, fonética, falada, já os surdos, não.

     

 1.2  A  EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

 

   Ao longo do tempo existiram influências diretas na educação voltadas para os surdos. Por muitos anos, houve discriminação e segregação e muitas pessoas não queriam ver o problema. Era feito pouco esforço para oferecer aos portadores de deficiência auditiva condições e recursos necessários para ela se desenvolverem.

    No Brasil, depois da constituição de 1988, é que a ideia de inclusão escolar começa a tomar forma eventos como a conferência Mundial de educação para todos, realizado Jomtein/ Tailândia em 1990, e a declaração de Salamanca, em 1994, são grandes influenciadores para as criações de leis da educação inclusiva, que resultaram  nas leis mais importantes para a comunidade surda brasileira: a lei n°10436 de 24 de abril de 2002, sancionada pelo até então presidente Fernando Henrique Cardoso e regulamentada pelo decreto 5.626/2005 pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elas foram responsáveis por trazer diversos avanços legislativos para a construção de uma educação que respeite as diferenças da pessoa surda e que dê autonomia para que ela utilize seu idioma natural no Brasil - a LIBRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (211 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com