TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Libras

Por:   •  27/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Lídia da Silva Fernandes Souza

01351250

Pedagogia

Elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo: Somente surdos podem pertencer a comunidade surda e fazer aquisição da Língua? 

        Temos uma comunidade surda, como um espaço onde podemos realizar trocas, trocas simbólicas em que a língua de sinais e a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre pessoas surdas e também pelos ouvintes, que partilham de interesses comuns e de projetos em grupo.

        Esse é um espaço que faz com que haja possibilidades de existir e poder vivenciar as muitas diferenças, para além das práticas e discussões de ouvintes.

        Todos devem fazer parte da comunidade surda, pois a linguagem de sinais é para que os surdos possam se comunicar, mas nada nos impede de aprender essa linguagem. Essa comunidade abrange também os seus familiares, para que assim eles possam ter um entendimento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fala quem em média 10 milhões de pessoas são surdas. A comunidade surda enfrenta muitos desafios, mais mesmo assim vem conseguindo com que as leis os favoreça. Essa comunidade não é apenas para os surdos, todos fazem parte dela, como os ouvintes: Professores, amigos, interpretes e os familiares.

        Infelizmente, a nossa sociedade não está preparada para lidar com nenhum tipo de deficiência, mais se a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), for colocada no currículo escolar como disciplina obrigatória, nossa comunicação com essa comunidade poderá ser melhor.

REFERÊNCIAS

https://academiadelibras.com/blog/comunidade-surda/

https://pt.scribd.com/document/603945139/Contextualizada-SOMENTE-SURDOS-PODEM-PERTENCER-A-COMUNIDADE-SURDA-E-FAZER-AQUISICAO-DA-LINGUA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com