TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Docente

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SÃO JERÔNIMO

Aline Silva da Silva

Ana Clara Lauffer da Rocha Pereira

   

Avaliação de docente

   

São Jerônimo - RS

2014

Aline Silva da Silva

Ana Clara Lauffer da Rocha Pereira

Avaliação do Docente

[pic 1]

São Jerônimo - RS

2014


AVALIAÇÃO DOCENTE

 TEMA

        Para este trabalho o tema escolhido foi Avaliação, pois sendo um assunto amplo, exige inúmeras discussões e novas visões sobre este contexto.

        Avaliar o ser humano seja em que situação for é um ato complexo que exige planejamento e um objetivo. Esta pesquisa visa trabalhar com a avaliação e buscar novas ideias para este ato tão importante e que faz com que o ensinar se torne um trabalho objetivo e eficiente.

SITUAÇÃO PROBLEMA

        A Avaliação é um tema amplo e complexo, pois exige de quem a faz um severo planejamento e objetividade, sendo assim um questionamento que me fez pensar e buscar algumas respostas foram o de como a supervisão, dentro de suas atribuições, via o trabalho de seus professores e se havia alguma forma de avaliação para os mesmos. Este trabalho tem como questionamento o seguinte problema: Como a supervisão escolar avalia o trabalho do profissional docente em sala de aula?

INTRODUÇÃO

        Este trabalho de pesquisa visa mostrar como é realizada a avaliação de um docente de Educação Infantil, mostrando detalhes de como esse instrumento de ensino é construído e utilizado em nossas escolas. Será realizado através de entrevistas com uma supervisora municipal e também através de pesquisas em artigos acadêmicos, periódicos e livros encontrados em bibliotecas e ambientes virtuais.

JUSTIFICATIVA

        Durante muito tempo em nosso país, à supervisão escolar foi vista como somente a responsável por cadernos de chamada e outros atos burocráticos. Devido a mudanças, esta visão errônea sobre o trabalho do supervisor foi desmistificada, trazendo à tona a outra face do seu trabalho, o de avaliar e auxiliar o profissional docente no seu trabalho, trazendo para este, novas ideias, reformulando antigos pensamentos, desconstruindo e remontando novo saberes.

        Este trabalho aponta para esta função do avaliar, não apenas o aluno, mas também o profissional. O docente precisa ser avaliado, não para por a prova ou questionar o seu trabalho, mas para ver se está de acordo com o PPP, com a filosofia da escola, enfim, para que o educar seja feito da forma mais completa possível.

        O trabalho proposto visa trazer este lado pouco abordado, a de como a supervisão realiza esta tarefa tão delicada: avaliar e para isso busca responder o como é feita tal avaliação no meio docente, como é avaliar o professor e o que podemos esperar de tal procedimento.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

        O presente projeto de pesquisa é considerado pela autora como uma pesquisa básica ou pura, pois pretende buscar novas informações sobre um assunto já abordado de outras maneiras, no caso deste trabalho, a avaliação. É de modo exploratório e com abordagem qualitativa, pois trabalharei com busca em livros, artigos e periódicos que estão localizados em bibliotecas ou em ambientes virtuais acadêmicos. O presente projeto de pesquisa é de modelo clássico, consistindo em levantamento e análise bibliográfica de obras que descrevem a avaliação e também contará com levantamento de dados realizados em forma de pesquisa realizada em uma escola infantil do município, sendo inquirida para tanto a supervisora da mesma, que nos auxiliará na descrição e na identificação de como é feito a avaliação no ambiente escolar.

OBJETIVO GERAL

         Descrever e identificar como a supervisão escolar de uma escola infantil avalia e conduz o grupo a uma melhoria na qualidade de educação.

REVISÃO DE LITERATURA

        Muitos são os livros que nos falam em avaliação, para este trabalho utilizarei como fonte básica os seguintes livros encontrados: Avaliar para promover, Avaliação mediadora, Avaliação: Mito e desafio, todos estes da autora Jussara Hoffmann; Avaliar para conhecer, examinar para excluir, de autoria de Juan Manuel Álvarez Méndez; Avaliação pedagógica: função e necessidade e Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora, de autoria da escritora Maria Celina Melchior; Avaliação: novas tendências, novos paradigmas, de Maria da Graça Gomes Paiva e Marlene Brugalli. Também serão lidos vários artigos acadêmicos disponíveis por meios eletrônicos que também olham pelo lado da supervisão o avaliar docentes.

OBJETIVO ESPECÍFICO

        Conhecer a metodologia de avaliação do supervisor escolar;

        Entender como o supervisor utiliza o método de avaliação na melhoria do grupo de profissionais dentro desta escola;

        

EMBASAMENTO TEÓRICO

        Segundo Melchior (1994, p.54), a avaliação faz parte do sistema pedagógico, ela faz parte de um todo e interage com as partes desse todo e o professor é parte integrante desse sistema, possuindo fundamental importância para o seu sucesso, sendo assim, é ele quem direciona as atividades e os resultados obtidos, organizando e promovendo a participação dos demais.

        A dinâmica da avaliação é complexa, pois necessita ajustar-se aos percursos individuais de aprendizagem que se dão no coletivo e, portanto, em múltiplas e diferenciadas direções. [...] O processo avaliativo, em sua perspectiva mediadora, se destina, assim, a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno em termos destas etapas: mobilização, experiência educativa e expressão do conhecimento, alargando o ciclo que se configura a seguir, no sentido de favorecer a abertura do aluno a novas possibilidades. (HOFFMANN, 2001, p. 117 e 118)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com