TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BNCC (Base Comum Curricular) Gamificação

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Cada vez mais se pensa em gamificação na educação, um método atual que busca renovar as práticas inseridas em sala de aula. Percebe-se que esse é um tema bastante abrangente e interativo, e está ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas da educação.

Uma forma de educar desde o começo da educação básica, com muita interação e diversificação de conteúdo.

.

DESENVOLVIMENTO

A BNCC (Base Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Nesta etapa da Educação Básica os eixos estruturantes das práticas pedagógicas são as brincadeiras e as interações, onde as crianças podem construir seus conhecimentos por meio de suas ações e interações, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização das crianças.

A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, essas condições possibilitam que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e que sintam vontade e curiosidade de conseguir resolvê-los, construindo então significados sobre si, os outros o mundo social e cultural. Esses direitos de aprendizagem são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Nós como educadores devemos refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto de práticas e interações, garantindo as atividades que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Podemos considerar que na Educação Infantil, a aprendizagem e o desenvolvimentos das crianças tem como eixos estruturantes as interações e brincadeiras, não podemos deixar de falar sobre a ludicidade dessas brincadeiras.

A ludicidade um termo muito utilizado na Educação Infantil que é de origem latina, vem do termo “ludus”, que significa jogo, permite que os exercícios de aprendizagem na Educação Infantil sejam adaptados à maneira como as crianças interpretam o mundo. Contribuindo assim por meio de brincadeiras e jogos lúdicos na aprendizagem e conhecimento das crianças, possibilitando criatividade, interação social e crescimento, desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

Há um novo conceito de ensino, que chegou para renovar e educação, conhecido com Gamificação.

Esse novo conceito, consiste no uso de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado. Na educação, o potencial de gamificação abrange muitas coisas, funciona para despertar o interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problemas.

Tem se utilizado muito a gamificação na educação, pois atualmente temos um grande número de evasão escolar, e essa forma de ensino através da tecnologia é facilmente compreendida por todos e uma maneira bem mais divertida e interativa para as crianças. Gamificar não é apenas jogar, mas sim utilizar elementos dos games para promover a aprendizagem.

Na educação, essa nova prática faz com que as aulas sejam mais interativas, atraentes e produtivas, promovendo para os alunos: interatividade, resolução de problemas, alcance de objetivos, conhecimento da linguagem tecnológica e trabalho em equipe. A gamificação nas escolas é uma alternativa para promover práticas colaborativas de ensino, a troca de conhecimento tende a ser muito rica para todos os envolvidos, ou seja, estudantes e professores saem ganhando.

Lynn Alves (2012) propões que levar jogos à sala de aula não consiste apenas em oferecer um elemento lúdicos aos alunos, mas os jogos são formas definitivas de aprendizado, com extrema aproximação do ensino ao mundo do aluno.

Existem várias formas de elaborar um plano de aula utilizando o contexto de gamificação.

Para trazer as estratégias dos games para a sala de aula, o professor precisa incentivar os alunos a se envolver na tarefa. É necessário pensar em um sistema que promova recompensas e dificuldades crescentes de acordo com a progressão do aluno, liberando tarefas mais difíceis a cada objetivo conquistado.

A gamificação nas escolas não precisa necessariamente usar a tecnologia com jogos digitais, pode ocorrer de várias formas. Como exemplo pode se promover um clube da leitura, onde durante um determinado tempo o aluno escolhe um livro para leitura, e depois pode compartilhar com seus amigos através de vídeos, encenação da história em sala de aula, cada formato pode acumular uma quantidade de pontos, quanto mais ler e mais compartilhar, mais pontos ele irá acumular. O vencedor do mês poderá ganhar alguma recompensa, algo que favoreça o engajamento dos pequenos.

Um bom exemplo da inserção da gamificação na Educação Infantil é o jogo com desafios, conquistas e missões.

Estimular e engajar os alunos na Educação Infantil, é uma tarefa árdua, que requer novas técnicas constantemente. Criar uma realidade gamificada na sala de aula pode começar com técnicas simples, que não envolvam dispositivos eletrônicos, o que certamente vai ajudar a tornar as tarefas cotidianas mais empolgantes.

Nesse ambiente, podem-se aplicar recursos de games para garantir a execução das tarefas. Exemplos de como tornar a aula mais interessante, incluem o ranking positivo, que premiam os bons sem expor os ruins, medalhas, desafios e competições. Esse formato ajuda a ganhar a atenção e interesse dos alunos.

Na brinquedoteca virtual, encontramos vários jogos educativos e interativos, de uma forma muito atrativa para as crianças. Jogos da memória, perguntas, pinturas, folclóricos, entre outros. O jogo de folclore, é uma atrativa diferente para as crianças, enquanto as crianças pintam algumas lendas do nosso folclore brasileiro, elas escutam as divertidas histórias sobre as personagens.

Uma forma legal de inserir a gamificação na educação é através da Motivação pelo Videogame. Em geral, os jogos de videogame têm alto potencial de interatividade. Essa característica pode ajudar a aproximar os alunos do conteúdo a ser aprendido. Isso porque eles vão ficar mais à vontade e ganham mais motivação, o que faz com que os resultados sejam melhores e a compreensão do conteúdo se torne mais afetiva. Podendo ser inserida também através de jogos, dinâmicas, atividades lúdicas entre outras diversas formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com