TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITARIO

ARTES VISUAIS – LICENCIATURA

VINICIUS FERREIRA NUNES – 8017644

Portfólio 1:

Desenvolvimento de Competências e a progressão das aprendizagens dos estudantes.

Tuto- Diego Andrade De jesus Lelis

Polo – Vitória - ES

2022

QUESTÕES DO PORTIFÓLIO 1

Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

A resposta deve ser em formato de itens:

1. Conhecimento

É preciso que o professor tenha conhecimento amplo da BNCC, para assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno em todas habilidades e competências necessárias na educação básica.

2. Atualização

Estar sempre em atualização de seus conhecimentos, para que tenha em mãos novas ferramentas de ensino, e que possa levar um ensino de qualidade aos seus alunos.

3. Limitações

O professor precisa estar ciente das dificuldades em seu local de atuação, sempre respeitando possíveis limitações de seus alunos, pois conhecer o aluno leva ao professor a sensibilidade para lidar com cada um dos alunos.

4. Qualidade Ter uma relação próxima aos familiares possibilita ao professor conhecer melhor a realidade do aluno. Isso vale também para crianças portadoras de alguma necessidade especial, fazendo uso de recursos cognitivos para dar melhor qualidade devida e ensino a esse aluno.

5. Ética

Cabe ao professor também, ter uma visão ampla para que seu ensino não se torne mecânico, pensado sempre em um bem comum, livre. O professor deve estar comprometido com a ética, igualdade, diversidade, cultura, valores, e direitos de cada um, visando os princípios da fundamentação pedagógica da BNCC.

2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?

A resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com