TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Nacional Comum Curricular (Bncc): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Por:   •  9/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 2

PORTIFÓLIO[pic 1]

Curso:

Pedagogia (Licenciatura) -

Data: 07/08/2021

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (Bncc): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Sem.:

Turma: DGPED2102BTTA2I

Professor:

Gustavo Pimenta Ricci

Aluno(a):

Jéssica da cunha           RA:8032091

A partir da leitura das orientações do(a) tutor(a) e das informações iniciais do Plano de Ensino/Guia de Estudos (PEGE) (ementa e objetivos específicos), apresente suas considerações acerca do significado/sentido da disciplina em sua articulação com o curso, bem como de sua(s) contribuição(ões) para a formação humana e futura atuação profissional.

Obs.: Para auxiliá-lo no desenvolvimento dessa interatividade, sugerimos também a leitura do Guia Acadêmico de seu curso.

A introdução do ensino de Ciências, História e Geografia, a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é uma ação não apenas reflexiva e estratégica, mas acima de tudo, humana. Isso porque capacita o estudante a acessar, já na mais tenra idade, o acervo de saber composto e elaborado pela humanidade ao longo de séculos de sua existência. Além disso, fornece já noções sobre o fazer ciência - isso implica questionamentos, observação, experimentos e cálculos. A disciplina, a meu ver, nos fornecerá a capacitação para o perfil profissional de atuação na área pedagógica, o conhecimento das demandas educacionais no mundo contemporâneo e o enriquecimento tanto do educador quanto do educando no sentido de desenvolvimento do ser social.

"A partir da perplexidade, cresce o entendimento"(JASPERS, 2018, p.28). Esta ideia, presente tanto na máxima kantiana Sapere Aude (Ouse saber), quanto no desejo fáustico pelo conhecimento, parecem ser a base a partir da qual retiramos o véu da aparência das coisas em busca da construção de saberes científicos - mas não apenas e nem exclusivamente. Tanto os fundamentos quanto os métodos de ciências da natureza e humana só o são possíveis através do "questionamento e [d]a reflexão sobre a realidade em que vivemos e [d]a construção de uma consciência de si e do mundo, por intermédio dos eixos do espaço e do tempo". Nesse sentido, entendemos como essa disciplina se relaciona e intercomunica com a estrutura do curso proposto e com a necessidade, cada vez mais evidente, de que ela sirva de combustível para o ensino-aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e deles se alimente reciprocamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (245.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com