TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): HISTÓRIA, CONCEPÇÃO, POLÍTICA E REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  2.176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ALUNO: Wagner Sebastião de Camargo

RA:  8043603

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PRATICA PEDAGÓGICA – PORTIFÓLIO 01

DISCIPLINA: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): HISTÓRIA, CONCEPÇÃO, POLÍTICA E REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS

Professor / Tutor a Distância: Elza Silva Cardoso Soffiatt 

Professor Responsável: Gustavo Pimenta Ricc 

CURITIBA - PR

2021

1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

A resposta deve ser em formato de itens:

(0.2) 1. Acompanhamento da avaliação em processo, construindo e fazendo uso de instrumentos avaliativos e de diagnóstico, mantendo um registro dos alunos e turma.

(0.2) 2. Acompanhamento das estratégias, envolvendo acolhimento e adaptação, tanto para as crianças, quanto para os pais e os professores, de modo que a nova etapa se constitua numa base, considerando o que a criança já sabe e é capaz de aprender.

(0.2) 3. Registro, adotar feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos) nesse sentido, postura reflexiva e crítica para que estes conhecimentos estejam ativos e vivos no docente e alunos.

(0.2) 4. Coerência entre ensino e aprendizagem, coletar e analisar dados a fim de determinar o grau em que metas preestabelecidas foram atingidas e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades.

(0.2) 5. Avaliação do progresso do aluno, acompanhamento do desenvolvimento e progresso das aulas diariamente. Uma avaliação comparativa pode ser um indicador prévio de que os alunos alcançaram ou não os objetivos envolvendo e proporcionando oportunidades pedagógicas, desenvolvendo assim diversas habilidades e competências.

2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?

A resposta deve ser em formato de itens:

(0.2)1. Compreender concepções de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil e da criança, levar algumas importantes considerações sobre o desenvolvimento do pensamento lógico da criança que, certamente, orientarão a seleção dos conhecimentos escolares e metodologias a serem desenvolvidas neste período e como prosseguir de acordo com as atualizações da BNCC e do currículo vigente.

(0.2)2. Acompanhar as práticas quanto a aprendizagem das crianças, realizando observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens, podendo avaliar assim sua transição para o ensino fundamental e como orientar a progressão do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com