TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Por:   •  4/4/2020  •  Artigo  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Secretaria da Educação

Coordenadoria de Cooperação com os Municípios[pic 2]

IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Teixeira, Andréia Aragão

crede 09

RESUMO

O resumo contém uma introdução ao problema, objetivos, método e principais resultados. Compreensivo, informativo e objetivo. Faça com que cada palavra valha a pena. Na hora de traduzir para o inglês, tome cuidado ao usar os tradutores automáticos. Verifique se a tradução faz sentido.

PALAVRAS CHAVES

Palavras-chave ou descritores representam o conteúdo do artigo e são escolhidos, preferencialmente, em um vocabulário controlado. Escolha suas palavras-chave com atenção. Verifique se elas são adequadas ao tema.

1. INTRODUÇÃO

Como a BNCC pode contribuir aos professores de educação infantil a serem protagonistas de suas práticas pedagógicas?

Como inserir práticas inovadoras nas formações de professores, que venha a contribuir com aulas lúdicas e motivadoras que atendam a demanda esperada pela BNCC?

De que forma o brincar e as brincadeiras podem contribuir no desenvolvimento cognitivo para a construção do processo de alfabetização e letramento?

Descreva o problema. O que é interessante sobre esta questão? Conduza seus leitores com um fato interessante que pode torná-los curiosos sobre esse tópico. Mostrar a importância da pesquisa no contexto. Informe o escopo e delimite a sua pesquisa.

2. RELATO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Segundo o professor espanhol Jurgo Torres Santomé, diretor do Departamento de Educação da Universidade de La Coruña, na Espanha,

“Para compreender as reformas e inovações educacionais é preciso desvelar as razões e o discurso nos quais elas se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração Pública como as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideias e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social.”

E dentro deste contexto a Base Nacional Comum Curricular BNCC, 2017 “é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem.” Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a partir dela todas as instituições educacionais brasileiras devem estabelecer conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo da escolaridade básica, e orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. a BNCC apresenta em seus propósitos um direcionamento a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Concluindo a\para se pensar

De que crianças e infancias estamos falando? conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como:

“… Sujeito histórico e de direito, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivência, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende observa, experimenta, narra questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.” (BRASIL, 2009).

Como a BNCC pode contribuir aos professores de educação infantil a serem protagonistas de suas práticas pedagógicas?

Como inserir práticas inovadoras nas formações de professores, que venha a contribuir com aulas lúdicas e motivadoras que atendam a demanda esperada pela BNCC?

De que forma o brincar e as brincadeiras podem contribuir no desenvolvimento cognitivo para a construção do processo de alfabetização e letramento?

Encontre artigos sobre o seu tópico e liste os fatos relevantes de cada um. Analise a literatura relevante e relacione os estudos de uma forma lógica. 1. De acordo com (autor/fonte) (data) a ideia principal sobre este assunto é

Liste fatos da fonte que apoiam esta ideia

(Você pode adicionar mais fatos.) Concluindo (autor/fonte)(data) _________________________________ diz _____________________________________________ sobre o assunto.

Explique como a sua ideia se relaciona com o tópico e de que maneira ela se distingue das que você achou na literatura.

Descreva, de forma precisa (passo a passo), os métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. As informações nessa seção devem permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores ou demonstrar a validade da pesquisa.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O que achei? Apresente seus resultados de maneira gráfica e narrativa. Não é o momento de interpretar os resultados.

O que os dados significam? Explique as implicações dos resultados. Atenha-se aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.

Qual é a sua resposta à pergunta de pesquisa? (Dê os fatos que apoiam seu ponto.) A conclusão destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Nunca introduza qualquer informação nova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com