TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Baseada em Projetos

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

INTRODUÇÃO

O estudo apresenta a elaboração de um projeto para uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola de ensino regular. A professora precisa implementar em suas aulas um projeto pedagógico em que a intenção é imergir o aluno em um conhecimento mais amplo sobre o assunto a ser abordado. Como a escola se situa em uma cidade turística, a professora desenvolverá com a ajuda de metodologias ativas, o uso da tecnologia, um projeto baseado no conhecimento dos principais pontos turísticos da cidade. Após o uso em sala de aula de macbooks para uma pesquisa sobre os pontos turísticos, a professora organizará um passeio em dois dos principais deles. Acredita-se que os alunos  obterão maior conhecimento sobre a cidade onde moram e aproveitar este conhecimento para expandir o aprendizado fora da escola.

        Introduzir os alunos para além dos limites da escola os ajudará a obter o desejo maior na prática e de uma maneira totalmente divertida e prazerosa de aprendizado. O passeio contará com um dia, inicialmente eles irão para um parque estadual localizado na cidade de Canela/RS, o parque do Caracol, terão um lanche reforçado como almoço e após irão para um outro local para conhecer   o Mini Mundo, onde pode-se conhecer as principais partes do mundo em miniatura. Desta maneira poderão fazer um relatório sobre o que aprenderam e como do ponto de vista deles, o porquê da cidade atrair muitos turistas todos os anos.

        Enfim, acredita-se que a ideia compartilhada neste projeto aguçará o desejo de mais aprendizado e da importância de entenderem que o ensino vai além de suas salas de aula.

DESENVOLVIMENTO

        O ensino-aprendizagem têm como foco o aluno, ele é o protagonista dentro da sala de aula. Embora o ensino esteja focado no aluno e o professor é o intermediador principal desse transporte de conhecimentos, há muitas evidências de que mudanças no ensino traz consequências positivas no ambiente escolar. Estratégias de ensino sempre serão bem-vindos para que o aluno volte sua atenção e dedicação ao aprendizado.

        Ao longo dos tempos vários tipos de métodos e abordagens foram sendo construídos pelos homens para que a educação estivesse ao alcance de todos. Várias técnicas foram testadas e implementadas na sociedade para atingir o seu objetivo: o aprendizado eficaz e transformador. Na sua maioria essas técnicas foram utilizadas durante séculos até que tivesse uma substituição e visão diferente desta.

O professor segue uma sequência de técnicas que, se fossem aplicadas “corretamente” e seguidas à risca, fariam com que os resultados da aula fossem atingidos. Métodos são quase sempre pensados como uma única possibilidade a ser aplicada em uma variedade de diferentes contextos e para diferentes aprendizes. (MOROSOV; MARTINEZ, 2008, p. 23).

        

        Partindo disso, surgem a necessidade de mudanças e adaptações conforme a sociedade se transforma, conhecida como metodologia ativa, é como um sistema que busca uma educação crítica e também reflexiva, direcionando o aluno para resolução de situações problemas. Ainda sobre o método destaca-se que esses são desenvolvidos no contexto da realidade dos alunos e posteriormente são discutidos em grupos e ações são traçadas para a problemática ser resolvida (RIBEIRO, 2010).

Para Bastos (2006, p.10) o conceito de metodologias ativas se define como um “processo interativo de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema”. Ainda segundo o autor docente deve atuar como um facilitador, para que o estudante faça pesquisa, reflita e decida por ele mesmo o que fazer para alcançar os objetivos.

        

        Para uma implementação em sua didática o professor têm uma ajuda valiosa no seu modo de transmitir o conhecimento: o Ensino através de Projetos. Têm sido uma ferramenta necessária e útil para o melhor desenvolvimento em sala de aula. O ensino através de projetos têm como objetivo não somente a teoria mas também o aprendizado através da prática. Sua execução ocorre em âmbito escolar entre alunos e professores. Um projeto prevê uma dinâmica em grupo onde os participantes podem criar por exemplo um objeto, um relatório, a resolução de um problema, um protótipo, enfim, entre outros. Dessa forma pode-se dizer que o Ensino através de Projetos quebra o paradigma do ensino tradicional para algo novo inserindo criatividade, dinamismo e parceria entre colegas e professores.

        

Abaixo segue o plano de projeto a ser executado:

1. Título do projeto: Conhecendo pontos turísticos em Canela

2. Duração do projeto: 1 mês

3. Público-alvo: 2° ano

4. Definição do tema: Por que devemos amar a cidade onde moramos? Conhecemos realmente as belezas que ela possui?

5. Justificativa da escolha do tema: é importante que os alunos conheçam o porquê de a cidade onde moram ser reconhecida em todo o Brasil como um lugar lindo que atrai milhões de turistas por ano.

6. Definição dos objetivos do projeto: os alunos aprenderão sobre os principais pontos turísticos da cidade de Canela e terão a oportunidade de visitar dois deles, o Parque do Caracol e o Mini mundo reconhecidos no Brasil todo.

7. Levantamento das hipóteses: os alunos devem procurar na internet com o uso de macbooks disponibilizados pela escola, em sites de referências turísticas os principais pontos turísticos da cidade estudada e fazer um relatório sobre o que encontraram. Após feito isso, irão em um dia de passeio visitar dois pontos turísticos na cidade. Após o passeio farão um acréscimo ao relatório contando o que aprenderam na prática sobre esses lugares.

8. Definição das fontes de pesquisas e breve fundamentação teórica: https://www.melhoresdestinos.com.br/dicas-gramado.html

Pontos turísticos: o que fazer em Canela | Canela Paixão Natural 

9. Estabelecimento do plano de execução para resolução do problema definido: os alunos terão duas aulas para pesquisa em macbooks sobre os pontos turísticos na cidade. Após isso, terão mais duas aulas para a elaboração de um relatório abordando o tema pesquisado. Após essas aulas de pesquisa com ajuda da internet, os alunos farão o passeio em um dia de aula durante a semana nos dois locais, Parque do Caracol e Mini Mundo. Após o passeio os alunos acrescentarão seus opiniões, ideias, o que aprenderam sobre esses lugares durante o passeio no seu relatório. Então a professora fará o processo de monitoramento acompanhando o envolvimento e interesse individual dos alunos no projeto.

    10. Divulgação dos resultados: Por fim cada aluno deve apresentar para a turma e professora o que aprendeu sobre a cidade, sobre os principais pontos turísticos e como se sentiu ao participar do passeio e o aprendizado que obteve.

 11. Avaliação do aprendizado: A avaliação é individual de acordo com o interesse e envolvimento dos alunos no projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (143.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com