TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca História

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Acadêmico: Elaine Cristina Bombazaro Pereira Turma: Ped 3169 Matrícula 17007301

Ester Gonçalves Duarte Alves Turma: Ped 3169 Matrícula 1722482

Thays Priscila Coelho Gimenes: Matricula 1869286

Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de História.

A data da aplicação e/ou observação: 04/02/2022

O tema escolhido:A árvore genealógica da minha família.

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização):

A história tem como objetivo estudar o desenvolvimento do homem através do tempo, compreender aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos para entender o presente.

À medida que as crianças crescem elas vão tendo curiosidade a respeito da sua origem, dos seus antepassados,como eram, o que faziam. Sendo assim, é muito importante aproveitar esse momento para trabalharmos com elas , em conjunto com sua família, a respeito da trajetória das vivências,as suas raízes ,os vínculos e a sensação de pertencimento. Com o objetivo de obter conhecimento a respeito da sua origem e da sua identidade como indivíduo e assim perceber que a todo momento ela também estará construindo sua própria história.

Se os objetivos foram alcançados:

Foi colocada a música, palavra cantada onde a criança pergunta para os seus pais, onde nasceram, e cada um deles conta a própria história , assim a criança percebe que o fato de ela existir é através da história vivida pelos pais e seus ancestrais.

Logo em seguida foi exposto o mapa mundi, para que a criança pudesse ver os países e cidades de onde seus descendentes vieram, dessa forma a criança com auxílio dos pais, pesquisaram sua origem.

No final a criança preenche a árvore genealógica, trabalhando a temporalidade, passado, presente, futuro sobre os conceitos da sua família, suas transformações ao longo do tempo,conhecendo assim a história da sua família.

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Tema escolhido com justificativa: A árvore genealógica da minha família - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividades que serão desenvolvidas: Apresentação da Música Palavra Cantada | Eu - YouTube. após a apresentação , será exposto o mapa mundi e confeccionado a árvore genealógica.

Tempo necessário: 60 min

Material utilizado: Foto do mapa mundi, folha impressa com a imagem da árvore genealógica, lápis de cor, canetas hidrocor, tesoura, cola, caixa de som e celular para reprodução da música.

Expectativas em relação às atividades (Objetivos): Trabalhar no mapa e na árvore genealógica a origem, de onde vieram os ancestrais da criança.

Trabalhar a temporalidade passado, presente, futuro. A vida em família, diferentes configurações e vínculos. Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Quantidade de alunos e faixa etária: 1 aluno de 9 anos.

A história tem como objetivo estudar o desenvolvimento do homem através do tempo, compreender aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos para entender o presente.

A história não é construída apenas por grandes momentos ou grandes nomes, a história é construída por pessoas comuns, e a todo momento estamos construindo a nossa história.

O primeiro contato social que uma criança tem é com sua família.É muito importante colocar a criança no contexto histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com