TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIBERNÉTICA AMBIENTES

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

CIBERNÉTICA E SISTEMAS - AMBIENTE

Tida como uma das teorias da administração é necessária compreender as raízes que fundam a cibernética, o que são sistemas e como estes influenciam na administração escolar.

        O termo “Cibernética” corresponde a tradução do vocábulo inglês CYBERNETICS com origem do grego KUBERBETS, também usado por Platão, significando timoneiro ou piloto, governador ou regulador. Em 1834, a palavra foi usada por Apére com o sentido de controle ou direção e em 1868, por James Maxwell com o sentido de regular ou governar. Foi Norbert Wiener em suas publicações em livros de sua autoria, publicados em 1948 e 1950, explica a criação do termo no sentido de englobar a teoria da informação e o estudo das mensagens (informações) como parte de controlar o maquinário e a sociedade, o desenvolvimento das máquinas de processamento de dados (computadores) e as outras máquinas automáticas, os reflexos na psicologia e no sistema nervoso e na tentativa de formular uma nova teoria na metodologia científica.

Devemos também considerar o significado dos sistemas, sendo um conjunto formado por elementos dinamicamente relacionados, desenvolvendo uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados, energia ou ainda sobre matéria, numa dada referência de tempo e propiciando informações, energia ou matéria.

A tarefa de estudar um sistema de forma científica é, no entanto, mais uma maneira especial. Talvez a mais importante das técnicas cibernéticas seja a habilidade de manipular a noção da caixa negra. Essa caixa sustenta o controle do mecanismo do sistema, é chamada "negra" porque seus detalhes operacionais são desconhecidos.

Anthony Stafford Beer foi um teórico da pesquisa operacional e da gestão cibernética. Para ele, a cibernética é a ciência da organização efetiva, onde os sistemas devem manter o seu equilíbrio interno diante dos desafios externos. Beer criou o Modelo de Sistema Viável (Viable System Model) para lidar com a complexidade dos projetos, entretanto o modelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge) adota visão dos processos que é essencialmente sistêmica, onde os processos são descritos através do detalhamento de suas entradas, ferramentas, técnicas utilizadas e saídas.

No PMBoK é apresentada uma visão organizacional baseada no conceito do organograma ou da organização matricial, entretanto o organograma transmite uma idéia de autoritarismo que é criticado por Beer. Atualmente em várias escolas predomina o modelo do organograma, que é a representação gráfica da estrutura da escola, nele demonstra como a escola está organizada para realização de um serviço, entretanto, todas as funções específicas devem ser realizadas para que o mesmo funcione.. Drabach e Mousquer abordam que “A estrutura administrativa que se compõe a partir desta orientação deixa explícita uma forma de organização baseada na hierarquia das funções” (DRABACH; MOUSQUER, 2009, p.261) onde o diretor é a figura central dessa hierarquia. Beer faz uma crítica a essa visão e propõe o Modelo do Sistema Viável.

O VSM é um modelo organizacional que pode ser aplicado a qualquer tipo de organização, é um modelo autônomo que se re-organiza e se adapta sempre em resposta ao ambiente. Nesse modelo é necessário garantir sua viabilidade do sistema total e para isso sua anatomia consiste de cinco subsistemas. O Sistema Um é o sistema da implementação, o Sistema Dois é responsável pela coordenação entre as unidades do sistema um, o Sistema Três é o sistema do controle, o Sistema Quatro é o sistema de inteligência e o Sistema Cinco é o sistema de política, esses canais formam linhas dinâmicas de troca de variedade que garantem o equilíbrio interno dos sistemas.

Na administração escolar o mesmo acontece. Nenhuma escola funciona somente com o Diretor, pois o mesmo não é capaz de administrar uma instituição sozinho, e assim precisa do auxílio dos demais membros da instituição para que o objetivo final seja atingido com êxito. Entretanto, quem decide os membros para desempenhar esses papéis é o diretor. Segundo Leão, “A administração não é nem um privilégio exclusivo nem uma sobrecarga pessoal do chefe ou dos dirigentes; é uma função repartida, como as demais funções especiais entre a cabeça e os membros do corpo social” LEÃO (apud DRABACH; MOUSQUER, 2009, p.262).

O Sistema Cibernético apresenta a diversidade e é extremamente complexo.

É possível afirmar que a Teoria Geral dos Sistemas não podem ser descritas de forma significativa em termos de seus elementos separados, pois a compreensão dos sistemas só ocorre por meio de estudos integrais, que envolve todas as interdependências de suas partes. Essa complexidade dos sistemas é objeto de estudo da cibernética, e está diretamente ligado à evolução, onde um sistema complexo evoluiu de um pequeno e simples sistema que funcionava, e não existe um sistema complexo projetado do nada que funcione sem um pequeno sistema.

Conceito de Sistemas

        Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes, formado por um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado (output) será maior do que se as unidades funcionassem independentemente.

Características dos Sistemas

Constitui-se em duas características básicas:

Propósito ou objetivo: Todo sistema tendo um ou alguns propósitos ou objetivos;

Globalismo ou Totalidade: Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.

Os conceitos desenvolvidos pela cibernética são hoje amplamente utilizados na teoria administrativa:

1. Informação: é tudo o que permite reduzir a incerteza a respeito de algo;

2. Energia: é a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o funcionar;

3. Materiais: são os recursos a serem utilizados pelo sistema, como meios para produzir as saídas (produtos e/ou serviços);

4. Saída (output): é o resultado final da operação de um sistema;

5. Retroação (feedback): é um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada;

6. Homeostasia: é um equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação, ou seja, pelo autocontrole.

Os sistemas cibernéticos apresentam três propriedades principais:

a) São excessivamente complexos, portanto devem ser focalizados através da caixa negra.

b) São probabilísticos, portanto, devem ser focalizados através da estatística e da teoria da informação.

c) São autorregulados, portanto, devem ser focalizados através da retroação que garante a homeostase.

Consequências da Cibernética e Sistemas na Administração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com