TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL .

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 14

Rhema de Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

FATEC

Avenida Brasil N° 45 - Ivaiporã – Paraná Telefone: (43) 3472-0201

[pic 1][pic 2]

A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Silvia Teixeira Pires[1]

 BACCHIEGAS, Leonimar[2]

RESUMO

O artigo objeto desse trabalho foi baseado em estudo realizado sobre a presença da música nas práticas de Educação Infantil, qual a contribuição da música nesse processo. O trabalho se deu com base na música no meio cultural que o aluno está inserido. No decorrer da pesquisa abordou-se a música em diálogos, com os teóricos, a caracterização do que a música contribui no processo de Educação Infantil e em todo o sistema escolar. Os resultados obtidos demonstram de forma cabal que a música presente no processo de aprendizagem e educação, auxilia e muito, pois, aumenta a percepção, provoca estímulo na memória e na inteligência, em razão de configurar um universo de idéias, valores culturais e sentimentos, bem como é um facilitador da comunicação do indivíduo consigo e também com seu ambiente cotidiano.

Palavras-Chave: Música. Educação Infantil. Aprendizagem

SUMMARY

Article object of this study was based on a study conducted on the presence of music in the childhood education practices, which the contribution of music in the process. The work was made based on the music in the cultural milieu that the student is inserted. During the study addressed to music in dialogue with the theoretical, featuring the music contributes to early childhood education process and throughout the school system. The results show adequately enough to this music in the process of learning and education, assists and therefore increases the perceived causes stimulation on memory and intelligence, because setting up a universe of ideas, cultural values and feelings, and is a facilitator of the individual with communication and also with their everyday environment.

Keywords: Music. Child education. Learning

1 INTRODUÇÃO

Temos que, no processo de aprendizagem, a música tem um grau razoável de importância, pois, a convivência da criança com música desde muito cedo levam as mesmas a gostarem e terem familiaridade com o mundo musical.

 Muito comum que a criança desde a mais tenra idade conviva com a música, desde as cantigas de ninar até as brincadeiras de rodas, desse modo, é possível afirmar que ouvir uma melodia, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que quando praticadas aguçam e estimulam, não só o gosto musical, mas também despertam e estimulam o convívio e a socialização do indivíduo, que interage melhor com o mundo a sua volta.

Sendo assim, é possível afirmar que trabalhar com música e trabalhar a música na educação infantil é provocar no aluno essa capacidade de uma maneira interessante e ativa, pois a música é uma forma lúdica e prazerosa de aprendizagem, como será demonstrado ao longo dessa pesquisa.

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que a contribuição da música na educação infantil, uma vez que há comprovação de que a música estimula e possibilita o desenvolvimento de muitos mecanismos do cérebro que estão relacionados com o aprendizado.

A presente pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica, leitura de artigos, revista e livros sobre o tema, bem como da observação da aplicação da técnica no dia a dia, embora não tenha havido entrevistas, houve uma observação silenciosa do processo na prática no âmbito de uma escola pública.

No decorrer da pesquisa foi abordada a música em si como um agente potencializador do ensino e da educação infantil, restando claro que a música nesse processo não objetiva formar músicos, porém, contribui potencialmente com a interação do indivíduo com o mundo lúdico, possibilitando uma aprendizagem leve e satisfatória.

2 ENSINO COM MÚSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nota-se que, tudo ou quase tudo, ao redor do nosso espaço físico, envolve sons; o ruído dos automóveis, o vento que sopra o pássaro que canta o som que os animais produzem e etç. Em geral, são gestos e movimentos em forma de vibrações ruidosas que nos integra com o nosso habitat.

Ninguém sabe ao certo como se deu a criação do mundo, mas partindo de um pressuposto lógico, podemos supor que no início reinava o silêncio por não haver movimento, evento primordial a produção de sons. Nesse sentido, Karoly, 1990, a página 05, narrou:

No princípio, podemos supor, era o silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto nenhuma vibração podia agitar o ar – um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo, seja qual for à forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto, de som (KAROLY, 1990, p.5).

        Dados antropológicos indicam que as primeiras músicas foram utilizadas em rituais de matrimônio, morte, nascimento, restabelecimento de doenças ou fertilidade. A partir da evolução da sociedade, a música passou a ser usada em louvores a líderes, bem como a ser executada nas procissões reais no Egito e na Suméria.

        Sobre música, Vera Lúcia Pessagno Bréscia pontua que: a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.

É notório que a música é utilizada em quase todos os aspectos da música e isso não é de hoje, pois, estudos apontam que na antiga Grécia, por exemplo, o ensino da música já era algo obrigatório e que muito provavelmente naquela época já havia orquestras.

A música está presente nas mais variadas situações da existência humana, pois, é só observar que existe música para quase todos os momentos, para adormecer, dançar, chorar sobre os mortos, etç, o que demonstra sua função de ritual. Ainda no sentido de ritual, determinados povos tocam e dançam músicas como forma ritualística de seus costumes, o que por si só faz que as crianças ligadas a esses povos entre em contato com a música desde cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com