TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DE PLATÃO E ARISTÓTELES PARA EDUCAÇÃO

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 12

A CONTRIBUIÇÃO DE PLATÃO E ARISTÓTELES

PARA EDUCAÇÃO

Autores: Alifer Pedro Salvador

Fernando Cabral

Julhian Gomes

Marcelo Rebelatto

Ricardo Pacheco

Vilson Jose Ghidorsi

Professor-Tutor Externo: Gicele Marcon

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura (BID0105) – Prática do Módulo II

25/10/2017

RESUMO

O presente estudo tem como proposta central descrever quais ideias do pensamento filosófico de Platão e Aristóteles que ainda são utilizadas na educação brasileira atual. Já os objetivos específicos são apresentar de maneira sucinta os principais pontos do pensamento de Platão e Aristóteles em relação à educação; descrever a trajetória do pensamento de Platão e Aristóteles até os dias de hoje no tocante à educação e descrever os métodos e práticas pedagógicas que sofrem influência de Platão e Aristóteles e estão em uso no Brasil. A teoria se torna fundamental, pois é a partir dela que se compreende, delimita e reconhece o pensamento de cada filósofo. Para tanto, serão levantados dados sobre o tema, por meio de leitura de livros e artigos nacionais e internacionais.

Palavras-chave: Educação, Aristóteles e Platão.

1 INTRODUÇÃO

Sendo que a educação é um fenômeno social e universal, a exigência da prática educativa ocorre a medida que a sociedade se modifica, atendendo assim as suas necessidades temporais. Portanto, a educação “assume uma significativa margem de autonomia, na medida que deve configurar e manter o corpo social. Em vez de receber interferência da sociedade, é ela que interfere, quase que de forma absoluta” (LUCKESI, 1999, p.38).

Podemos dizer ainda que educação é uma atividade humana cíclica e necessária para a sociedade, sendo processo de prover aos indivíduos conhecimentos e experiências culturais que os tornam preparados para atuar em sociedade. Desta forma, é preciso considerar a educação “de natureza prática, não se deixando reduzir como se fosse um simples objeto, pois pressupõe mediações subjetivas de todos aqueles que estão envolvidos com ela. (SEVERINO, 1990, p.23).

As relações entre filosofia e educação são tão intrínsecas que formam atitudes e disposições fundamentais, intelectuais e emocionais, para com a natureza e o homem, nas palavras de Luckesi (1999, p.41) “a educação é uma instância dialética que serve a um projeto, modelo e ideal de sociedade”.

Numa perspectiva voltada ao pensamento de Platão (427-347 a.C), o sistema educacional tem como objetivo central formar o homem moral, vivendo em um Estado justo, “numa primeira visão, parece que a prática escolar no Brasil tem tendido mais para o ensino das regras do bem comporta-se do que o ensino do saber” (LUCKESI, 1999, p.45), atendendo assim o que já dizia o filósofo grego, porém o Estado está longe de ser justo.

Na visão de Aristóteles (384-322 a.C) educar é quando se assume uma postura afetiva, que permite ao outro a empatia, o que hoje pode estar relacionado com a postura mais amigável entre professores e alunos, produzindo desta forma uma imitação. Os conceitos amizade e imitação, para Aristóteles devem estar alinhados à prática da educação, uma vez que o educador precise encontrar um canal de comunicação com o educando.

Assim, para o autor Marrou (1981, p.374) a obra de Aristóteles “segue sem originalidade a esteira dos escritos de Isócrates e Platão”. Entretanto, outros autores contestam, dizendo que “Aristóteles poderia ser caracterizado como o politólogo e o médico da educação, que sente a necessidade de formular uma teoria de caráter reformador e fisiopedagógico, de maneira metódica e em profundidade, permanecendo mais realista do que seu mestre Platão” (Hourdakis, 2001, p.11), fato é que ambos são leituras importantes para compreender a educação como vista hoje no país.

2 DESENVOLVIMENTO

Platão foi um dos maiores pensadores da Grécia antiga, trazendo contribuições para os campos da educação, política e ética, por exemplo. Fundou, em Atenas, a primeira instituição de ensino superior voltada para qualificar homens justos e virtuosos com argumentação crítica da sociedade. A educação para o filósofo era a mais nobre ciência, a qual tinha como objetivo formar cidadãos capazes de atuar na política e nas decisões do estado. Platão idealiza o filósofo “como educador do Estado e dos cidadãos, conferindo a ele um papel central no funcionamento da cidade ideal, ampliando os ensinamentos de seu mestre e construindo as bases de um pensamento e de uma pedagogia próprios” (PAGNI, 2010, p.02), para uma sociedade ideal, justa e igualitária.

Algumas obras importantes de Platão estão A República, Alegoria da Caverna, Protágoras, Banquete, Fedro, Apologia e As Leis.

Aristóteles tem seus pensamentos filosóficos voltados a humanidade e influenciou o pensamento sobre educação, sendo este considerado o criador do pensamento lógico, escrevendo sobre política, moral, ética, biologia, física, matemática, metafísica, didática, retórica, entre outros. Para o filósofo a única forma de alcançar a verdade e a felicidade é por meio do conhecimento.

Para Aristóteles a escola é o local onde se conquista o conhecimento, desta forma ela deve ser voltada para todos, trazendo uma gama de conhecimentos, da natureza, física, entre outros, para expandir e proporcionar ao indivíduo a formação plena.

Suas principais obras são Ética a Nicômano (compilação de aulas de Aristóteles), Política Organon, Metafísica, Magna Moralia (Grande Moral), Ética a Eudemo, Física e Sobre o Céu.

 

2.1 PLATÃO: SEUS PENSAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO, TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO

Sucedendo Sócrates (469-399 a.C) e precedendo Aristóteles (384-322 a.C), Platão, considerado o primeiro pedagogo, fundador da filosofia política ocidental, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com