TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Supervisor e Orientador Escolar Podem Contribuir na Valorização Profissional dos Professores

Por:   •  31/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP – UNIP INTERATIVA

CURSO DE PEDAGOGIA

Como o Supervisor e Orientador Escolar Podem Contribuir na Valorização Profissional dos Professores

Daniele Cristina Formenton Florentino

Janaina Aparecida Oliveira Rodrigues

Polo

São Carlos

2016

Daniele Cristina Formenton Florentino RA:1302070

Janaina Aparecida Oliveira Rodrigues RA:1409534

Como o Supervisor e Orientador Escolar Podem Contribuir na Valorização Profissional dos Professores

Trabalho acadêmico apresentado como exigência parcial para a aprovação na disciplina de Projetos e práticas da ação pedagógica do curso de Pedagogia da instituição de ensino Universidade Paulista UNIP – EAD Orientador e Professor Responsável: Lucy Almeida

Polo

São Carlos

2016

Sumário

1. Tema        1

2. Justificativa        2

3. Situação Problema        3

4. Público Alvo         4

5. Objetivos        5

6. Embasamento Teórico        6

7. Percurso Metodológico        6

8. Recursos        6

9. Cronograma de Atividades        6

10. Avaliação        6

11. Referências Bibliográficas        6

Como o Supervisor e Orientador Escolar Podem Contribuir na Valorização Profissional dos Professores

  1. Tema

O presente projeto visa trabalhar a necessidade de valorizar e elevar a auto-estima dos professores na rotina escolar. Com isso, acredita-se que o educador possa exercer sua profissão de maneira mais consciente e completa com relação à formação de seus alunos para que estes possam atuar na sociedade de forma responsável.

  1. Justificativa

Sabe-se que o Supervisor escolar tem a função de orientar e organizar o trabalho pedagógico dos professores; desafiar, instigar, motivar e despertar neles o desejo de envolvimento com o trabalho desenvolvido; e o Educador escolar já é o profissional que trabalha diretamente com o aluno, buscando sanar os problemas dos discentes apresentados no dia-a-dia e que possam afetar seu desenvolvimento educacional e pessoal. Com esses pressupostos, este projeto visa a atuação tanto do Supervisor como o Educador junto ao professor, para garantir uma aprendizagem significativa ao aluno. Para tanto, deve ser garantido inicialmente um ambiente equilibrado e de valorização de todo o corpo docente de equipe escolar. Ambos profissionais podem ainda auxiliar ao professor, na busca pelo desenvolvimento dos processos pedagógicos e metodológicos para seus alunos público-alvo. Com isso, acredita-se, que as contribuições, tanto do supervisor quanto do educador junto ao docente, podem aumentar a autoestima desses professores, e melhorar entrosamento entre eles, os alunos e a equipe escolar, auxiliando-os e dando subsídios na rotina escolar.

  1. Situação- Problema

De fato, sabemos que a desmotivação dos professores no exercício da sua docência, é a baixa auto-estima quanto a sua valorização no trabalho. Dessa forma acaba interferindo negativamente em suas relações interpessoais, sem perceber acabam levando-o a um estado emocional de stress, com isso, muitos professores acabam se afastando do trabalho por motivos de saúde. Suas aulas já não serão mais ministradas e dessa forma acaba prejudicando não somente os alunos, mas o processo de ensino aprendizagem como um todo. Diante disto, faz-se necessário a intervenção, de uma boa supervisão juntamente com a orientação que deve ocorrer no sentido de elevar a auto-estima dos docentes, ajudando-os no processo de organizar e facilitar o trabalho pedagógico.

  1. Público – Alvo

O público-alvo a ser trabalhado nesse projeto são professores associados à comunidade escolar.

  1. Objetivos

Juntos, o orientador e supervisor deverão apoiar todos os professores, em suas necessidades profissionais; dar suporte a ação pedagógica quando solicitado ou quando é percebido que se faça a intervenção, sempre respeitando o professor como profissional e como indivíduo do grupo escolar; elaborar propostas pedagógicas em equipe; saber como é o convívio do professor na escola, identificar os problemas e ajudar a saná-los para obter boas regras de convivência; incentivar e orientar os envolvidos no processo de ensino aprendizagem para que se obtenha um ensino de qualidade e comprometido, a fim de concretizar a construção do conhecimento pelo aluno.

  1. Embasamento Teórico

O supervisor pedagógico pode ser considerado como centro irradiador de todas as ações desenvolvidas na escola e, portanto, é o indivíduo que facilita as relações interpessoais entre professores e a comunidade escolar, alunos e suas respectivas famílias.  Na atribuição do supervisor está incluída também, permitir ao professor, a aquisição de informações relativas a conteúdos, metodologias e planejamento, programa encontros, reuniões, formação continuada dos docentes, dinâmicas de grupo e ainda orienta esses profissionais na prática escolar de forma individual ou em grupo. Para tanto, é necessário que o supervisor busque conhecimento e pesquise, a fim de contribuir em soluções-problema nas questões escolares.  É importante que o supervisor possa ajudar aos professores a terem uma visão consciente de que o espaço escolar é um intercambio rico de experiências que devem ser apresentadas a todos, sempre com o intuito de buscar uma alternativa para um novo caminhar, a cada situação que se apresenta na rotina escolar.

        O professor pode e deve se permitir a auto-analise, encontrar-se entre erros e acertos e descobrir seu próprio valor. Todos esses estímulos possíveis, permeados pelo supervisor, podem ajudar o professor na trajetória de sua vida docente, despertando entusiasmo, êxito e a segurança, que tanto está abalada no exercício docente diante do contexto atual de valores, de escola e democracia, muitas vezes invertidos.

O reconhecimento, a apreciação e aceitação é algo desejável em qualquer profissão. Para isso, é preciso estar presentes requisitos como: a organização, a disciplina, a dedicação e contornar imprevistos que quando enfrentados com inteligência e principalmente com respaldo dos gestores da escola, supervisores e orientadores, certamente levam ao sucesso das práticas educativas dos profissionais formadores de opiniões, que sem dúvida, são os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com