TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciências humanas e da natureza

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

Análise

O livro 1 – Projeto Buriti, ciências humanas e da natureza, é dividido em quatro unidades: Sendo duas abordando geografia e duas abordando história, unidade 1 e 4 abordam historia e unidade 2 e 3 abordam geografia.

 

Unidade 1: Indicando para fazer um álbum de animais diurnos e noturnos, como medir a passagem do tempo, trabalhando com calendário e relógios, proporcionando como atividade o calendário de Suyá, de acordo com o PCN na área de ciências humanas tem que se trabalhar a contextualização marcada pela noção de tempo e espaço.

                                                                                                     

                                                                                                      A área de Ciências Humanas contribui                                      

                                                                                                      para que os alunos desenvolvam a        

                                                                                                      cognição in situ, ou seja,  sem

                                                                                                      prescindir da contextualização    

                                                                                                      marcada pelas noções de tempo e

                                                                                                      espaço, conceitos fundamentais

                                                                                                      da área. (PCN, pg. 305, 1997)

Unidade 4: O objeto do dia a dia, percepção de diferentes objetos, indicando para fazer atividade de flutua ou afunda com diversos objetos.  A cerâmica na cultura brasileira, observando objetos, observar objetos, indicando objetos que contam história,

O museu afro-brasileiro, painel multicultural transformando materiais recicláveis em artesanato.

Nesse livro o ensino de história aborda a passagem do tempo materiais artesanais, como criar e narra histórias, como trabalhar com materiais recicláveis, fala sobre a cultura cada pessoa tem sua cultura, identifica visões de diferentes sujeitos, culturas e povos respeitando a cultura de cada um.

O livro vai evoluindo com os ensinos para que assim as crianças não fiquem somente naquele conteúdo, mas que vai avançando seus conhecimentos e aprendizagem de acordo com eles.

É abordado também o caráter interdisciplinar, analisado por meio de atividades, esclarecimento de informações e contextos diversificados, com os quais o professor pode propor pesquisas e atribuir um trabalho articulado conforme a realidade próxima dos alunos.

Apresentam na abertura imagens que convidam o aluno a expressar suas ideias sobre o tema a ser trabalhado. Os temas e atividades possuem uma estrutura clara, enfatizando os aspectos principais do conteúdo, e utilizam-se marcadores textuais nos títulos e subtítulos para auxiliar na identificação do assunto principal do texto. Na seção “Para ler e escrever melhor”, após responder as atividades os alunos são convidados a escrever um texto próprio, com base no conteúdo abordado dentro da unidade. O objetivo da seção “Ampliação” é aprofundar o tema proposto sob diferentes perspectivas e fontes históricas. Os temas transversais são trabalhados nos textos “Educação em valores”, exibidos na seção “O mundo que queremos”.

Analisamos que no primeiro eixo é trabalhado o conceito de tempo histórico, através de atividades que visam o desenvolvimento de noções cronológicas, estabelecendo relações entre o mais próximo e o mais distante, originando-se das ações individuais dentro da organização da vida coletiva.

A edição é rica em imagens e atividades, que propõem construir sistematicamente o saber histórico do aluno. São atividades que incitam a reflexão, e algumas delas tem desdobramentos fora de sala de aula, tornando o conteúdo mais relevante e atraente, contextualizado com o dia a dia das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com