TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compreensão Sobre a Filosofia

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Compreensão sobre a Filosofia

Neste mundo sempre surgiram perguntas, destas quais diversas são existenciais como por exemplo: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?; entre outras porem muitas destas perguntas não se tem uma resposta fácil e exata, podemos também observar a natureza a nossa volta, temos tufões, furacões, arco-íris, os flocos de neve; ao vivermos rodeados de tantas coisas diferentes sentimos os mais diferentes tipos de sentimentos. Ao decorrer dos séculos o desenvolvimento do conhecimento cientifico tem crescido bastante e assim respondido milhares de perguntas e até mesmo criado novas, mas também as respondendo, porém ainda assim muitas não são respondidas e muitas dessas perguntas são respondidas por mitos e crenças, no passado quando ainda não existia o conhecimento cientifico que conhecemos hoje a vida era baseada em mitos e crenças, sabemos que a medicina antigas era baseada em rituais, as fases da lua e ate mesmo o clima eram todos relacionados aos mitos, magias e sagrado. Os mitos não possuem autores, apenas surgem e se propagam e assim resultam nas crenças de várias culturas, muitas vezes essa propagação do mito se difunde de várias formas assim um mito acaba criando várias culturas diferentes.

Durante o período pré-socrático algumas transformações decisivas foram se impondo, podemos dizer que as coisas “materiais” ganharam destaque, no sentido de que o comercio foi impulsionado com a invenção da moeda, a escrita deixou de ser privilegio dos que tinham poder religioso e político; foi um momento de expansão de conhecimento através de debates sociais e políticos, as diversas tribos passam a conviver juntas e assim com suas culturas individuais e habilidades ajudando a criar novos conhecimentos, e assim nasceu a organização social, que é uma característica da pólis, a cidade-estado grega. Junto a polis surge a democracia assim sendo o poder algo do homem como coletivo não sendo mais algo divino ou mítico, e nesse período de racionalidade que surgem os primeiros filósofos.

A filosofia ao contrário do que acontece com a explicação mítica, que é aceita pelo indivíduo sem questionamentos, a explicação filosófica é problematizadora e convida à discussão, assim ideias diferentes podem ser debatidas e novos conhecimentos poder ser adquiridos, em oposição os sábios religiosos tem o verdadeiro conhecimento que é algo mítico e divino assim podendo existir diversas divergências de ideais com relação aso filósofos. O filosofo não é aquele que tem a verdade, mas sim aquele que procura busca-la, como diria Pitágoras, é o amigo (philos) do saber (sophia), daí a origem do próprio termo ‘filosofia’: philos + sophia.

Para Kant, não é possível aprender o que é a Filosofia, só é possível aprender a filosofar, isso e de suma importância, pois é algo que se torna natural ao se ter algumas informações e fazer análises e como citado antes “O filosofo não é aquele que tem a verdade, mas sim aquele que procura busca-la” ou seja ao buscar o conhecimento você se torna um filosofo,  porém não de qualquer forma, existem um sistema para se filosofar, pensar com maior rigor lógico e de um modo mais sistemático que as pessoas comuns, além de conhecer a história e o desenvolvimento do pensamento. Ainda sim a filosofia pode-se contradizer ao tentar esconder verdades inquestionáveis, também deve se ter em mente que ao estudar filosofia não devemos pegar as ideias de outros filósofos e tomar como verdade absoluta, devemos dar continuidade ao filosofar sobre tal obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com