TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Social da Criança

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA

Osasco

2015

Anhanguera

Bruna Fidelis Azevedo                  RA: 1299129954

Dayane da Silva                            RA: 9889547821

Mariane Canavarolo Moreira        RA: 9093466607

Patricia Pacheco Fontes               RA: 8824378967

        

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA

Trabalho exigido no curso de pedagogia da disciplina

                                                          Organização e Metodologia da Educação Infantil,

                                                            Orientado pela Professora MS. Maria Rute Pereira  

                                                                de Souza.

Osasco

2015

[pic 1]


Parte 1 - O Desenvolvimento humano é um processo de construção

Entendemos que o desenvolvimento humano vem acompanhado com o processo de construção onde cada indivíduo, busca maneira de crescer adquirindo conhecimentos.

Visando que fatores hereditários e maturação, tem uma grande contribuição para esse desenvolvimento, sendo influenciado pelos fatores psicológicos onde os mesmos agregam as influências externas.

Cada indivíduo pode ser comparado com um novelo, onde ao desenrolar apresentando suas características processo de maturação sendo alimento, ele automaticamente aflora as aptidões de cada ser.

Assim é na educação infantil analisando cada criança, descobrimos seus potenciais, suas origens influenciam nas características de cada uma.

E que os ambientes influenciam na vida de cada criança, que facilmente se adapta a mudança e a todos os tipos de fatores externos.

Existem várias pesquisas que confirmam esses testes, lembrando que o desenvolvimento da criança não depende somente do professor que irá plantar uma semente mas sim de um conjunto que irá incluir a família, os meios externos, as condições de vida. Todo esse conjunto irá formar características próprias de cada criança.

Parte 2 – Dois autores internacionalistas: Vygotsky e Wallon

Os psicólogos e pesquisadores Lev Vygotsky, russo (1896-1934) e o Henri Wallon, francês (1879-1962) trouxeram grandes contribuições ao conhecimento sobre a forma de a criança modificar-se e, atualmente influenciam os pesquisadores da área da educação infantil. Vygotsky e Wallon consideravam a constituição social do sujeito dentro de uma cultura concreta, e por isso seus trabalhos os inserem em uma linha teórica que pode ser chamada de sócio histórica.

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação (necessária intervenção de outro entre duas coisas para que uma relação se estabeleça) com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas. Vygotsky valoriza o trabalho coletivo, cooperativo, ao contrário de Piaget, que considera a criança como construtora de seu conhecimento de forma individual. Wallon também acredita que o processo de construção do conhecimento passa por conflitos, momentos de crises e rupturas.

 

Parte 3 – Vygotsky

Para Vygotsky, todos os homens são dotados das mesmas condições, porém o que os faz serem diferentes são as condições de vida e educação que são condicionados pelo lugar que ocupam nas relações sociais. Segundo ele a construção do pensamento é um processo cultural, ao qual a criança tem interação com o mundo exterior e com as relações interpessoal, passa a observar os signos e ter contato com eles por meios das informações obtidas, depois desse processo ela entra para a situação intrapessoal onde propõe essa questão internamente e responde a ela. A criança adquire primeiro a cultura pela coletividade, para depois converterem-se em funções psicológicas.[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com