TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção da Competência Social na Criança

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]FACULDADE ANHANGUERA

 CURSO DE PEDAGOGIA

DICSIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

PROFESSORA: SILVIA VIAN 

TURMA: 3ºAN

DAPHINE SILVA LIMA                                                          8098923104  

ELAINE CRISTINA MIRANDA RODRIGUES                    8205959661

MICHELLE MOTTA                                                                8492232574

MÔNICA RIANY SOUZA SILVA                                           8062783724

ROSANGELA SANTO SILVA                                                 8093866994

SALVELINA CALDAS                                                              8641249641

ATPS ETAPAS 1,2 e 3

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

2015

A Construção da Competência Social na Criança [pic 2]

Competência Social

Contextos:

Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Define-se como um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões. Ocorrem por meio de atividades como pesquisa, conhecimento teórico, vivência, reflexão e ação, que habilita o ser para vários desempenhos, não apenas em sua vida escolar, mas em todos os aspectos de sua existência social.

Dá-se ao longo de toda a vida do indivíduo, iniciando-se na infância, com a família e continuando com a comunidade, creche, pré-escola, escola, parques etc.

O papel do professor é desenvolver todos os momentos do ato de ensinar e aprender. Sendo assim, a ação, as tomadas de decisões, o pesquisar, o incitar a pesquisar, o descobrir, o deixar descobrir, o aprender contínuo, permitem transformar pontos fracos em forte, defeitos em qualidades e desmotivação em entusiasmo.

[pic 3]

Relatório: A competência social

A competência social consiste em um conhecimento social, emocional e cognitivo, preciso para atingir seus objetivos e interações efetivas com os outros, porem a maior parte das nossas crianças encontram algumas dificuldades como nas habilidades de interagir com o outro, uma inteligência emocional com defasagem pois muitos trazem para a escola dificuldades de casa, impossibilitando em 100% o aproveitamento da aula, pois não possui o auto controle e com isso apresentam comportamento agressivos.

É importante notar que os pensamentos das crianças não estão sempre favoráveis, ou seja nem sempre elas estão com máximo desempenho, para a maioria delas essas dificuldades duram pouco tempo e constituem oportunidades para aprender e praticar novas habilidades, e na realização de seus objetivos.

Para que o desenvolvimento social infantil funcione você precisará conhecer melhor esses fatores para dar apoio as crianças em sua jornada e lembrar que o desenvolvimento social infantil é complexo e requer o apoio dos adultos e estas oportunidades acontecem em todo tempo e em todos os lugares onde há crianças, seja na creche pré-escola ou até mesmo em casa.

O papel do professor é estimular a inteligência do aluno de forma que ela mesma venha descobrir novos saberes, e com isso passa-los confiança e desta forma o professor conseguirá fazer bem o seu trabalho.

O autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão dessas crianças no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianças oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, possibilita o desenvolvimento da competência social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro é apresentada uma revisão crítica da literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.

[pic 4]

A variedade de comportamentos está detalhadamente representada na competência social integra ampla gama de valores, atitudes conhecimentos e habilidades que envolvem tanto a própria pessoa quanto o outro.

As definições de competência social são bastantes semelhantes em todo mundo e incorporam a maioria das categorias entretanto alguns comportamentos definidos competentes em determinadas culturas são considerados do mesmo modo em outras culturas variações como essas contribuem para diferenciar as definições de competência social entre diferentes culturas e dentro de uma mesma cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (926.9 Kb)   docx (829.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com