TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição do psicopedagogo

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

SOARES, Matheus. SENA, Clério Cezar Batista

Ficha 01

Resumo do texto:

O texto consiste em mostrar a importância do psicopedagogo dentro do ambiente escolar. O mesmo deve atuar de maneira diferenciada, tentando identificar as dificuldades dos alunos para assim interferir de maneira positiva para que o aluno chegue ao conhecimento.

As autoras mostram ainda que cada vez mais tem se notado a importância do psicopedagogo nas escolas, uma vez que o mesmo tem por objetivo identificar e analisar os fatores que impedem que a criança tenha uma boa aprendizagem.

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

SOARES, Matheus. SENA, Clério Cezar Batista.

Ficha 01

- As crianças aprendem de maneira diferentes sendo assim na maioria das vezes, devido as dificuldades que alguns alunos apresentam faz-se necessário uma intervenção e essa intervenção que entra o trabalho do psicopedagogo. (pág 1)

- A fase que a criança se encontra deve ser vista de uma maneira diferenciada pois em cada fase ocorre um desenvolvimento da criança, seja afetiva, psicológica e cognitiva e devem ser vistas com um novo olhar por parte dos profissionais da unidade escolar. Porém todos devem estar angajados num mesmo objetivo que é a aprendizagem da criança.

- A psicopedagogia vem como um complemento nos estudos visando analisar as dificuldades de aprendizagem tentando detectar as possíveis perturbações no processo de aprendizagem. Portanto surge a necessidade de se ter mais psicopedagogos nas escolas. (pág 2)

-O psicopedagogia além de ainda não ser regulamentada vem ampliando seu campo de atuação de forma terapêutica e preventiva, voltada para a prevenção de insucessos relacionais e de aprendizagem. (pág 2)

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

SOARES, Matheus. SENA, Clério Cezar Batista.

Ficha 02

- A família exerce um papel de grande importância na aprendizagem da criança, porém a familia devido a problemas no trabalho ou até mesmo em casa esquece de ver as dificuldades que a criança enfrenta começando assim a tacha-los com apelidos que o diminuem e a criança fica frustrada. (pág 3)

- A escola como a família, ambas são responsáveis pela aprendizagem ou não da criança. Se os dois não souberem como agir nessa situação não há como ajudar a criança. (pág 4)

-Cada educador ve o aluno com um olhar diferente. (pág 4)

- As crianças processam as informações de maneiras diferentes umas com mais clareza e outras demoram um pouco a ter essa clareza isso que ocasiona a dificuldade. Nessa hora que o educador deve analisar cada criança de maneira individual, dando assim a criança um pouco de atenção que ela necessita e assim poder adequar conteúdos. (pág 4)

-O professor deve ouvir o aluno, fazer com que ele expresse suas emoções, não ser aquele que só preconiza o conhecimento, deve fazer com que o mesmo seja crítico e emita sua ideia. (pág 5)

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

SOARES, Matheus. SENA, Clério Cezar Batista.

Ficha 03

- O planejamento do professor não deve estar ligado apenas em testes e provas, mas nas atividades a serem feitas em sala de aula como: trabalhos em grupo, projetos e outros. Não olhar somente o aluno mas sim o todo. Quanto no aluno como na aprendizagem (pág 5)

-O psicopedagogo entra no planejamento fazendo suas intervenções na aprendizagem refletindo sobre a prática pedagógica. (pág 5)

-Lidar com as dificuldades é algo que vem sendo visto como grande “problema” na educação. Por isso há a necessidade de um psicopedagogo nas instituições educacionais não apenas para ver as dificuldades mas também para promover orientações metodológicas.

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

SOARES, Matheus. SENA, Clério Cezar Batista.

Ficha de Citação

01

De acordo com Gonçalves (2002, p.42)

“as relações com o conhecimento, a vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas”. (pág. 3)

De acordo com BOSSA, 1994, p 23

Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. (pág.3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com