TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

Exames: AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  6.192 Palavras (25 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 25

Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro - FTDR

Mantida pelo Centro de Educação Tecnológica Darcy Ribeiro Ltda.

CREDENCIADA PELA PORTARIA Nº 3.324 DE 13/11/2003. Em parceria com a A.M.FORMAÇÃO EDUCACIONAL LTDA. ME

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA

E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

ALCÂNTARAS-CE

2014

MARIA MEIRIANE FREIRE AGUIAR

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

Trabalho avaliativo em cumprimento parcial para a conclusão do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Docência do Ensino Superior, nessa IES.

ALCÂNTARAS – CE

2014

FOLHA DE APROVAÇÃO

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

Trabalho avaliativo em cumprimento parcial para a conclusão do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Docência do Ensino Superior, nessa IES.

APROVADO EM 03/MAIO/2014

NOTA- 9,0

BANCA EXAMINADORA

ESP. MARIA AURICELIA DOS SANTOS

Professor Orientador

MST. FRANCISCO RENATO LIMA

Banca Examinadora

MST. MARIA VALDELICIE FREIRE VISGUEIRA

Coordenação dos Cursos de pós-graduação

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO

1Maria Meiriane Freire Aguiar

ORIENTADOR: 2Mst.Francisco Renato Lima

RESUMO: O artigo a seguir tem apresenta as dificuldades relacionanadas à leitura e à escrita, que são: dislexia, disgrafia, disortografia e dislalia, assim como as possíveis intervenções do Psicopedagogo diante dessas dificuldades. Portanto, a pesquisa é bibliográfica, pautada com base em alguns autores: BOSSA (1994), PORTO (1994), SAMPAIO (2011). Sabemos que é do interesse da Psicopedagogia a compreensão de como ocorre o processo de aprendizagem e o tratamento das possíveis dificuldades que ocorrem durante o processo de ensinar e aprender. A pesquisa visa conhecer um pouco da história da Psicopedagogia, conhecer as diferentes dificuldades de aprendizagem existentes na leitura e na escrita, e assim, compreender o importante e efetivo trabalho do Psicopedagogo, através de suas intervenções na escrita e na leitura.

PALAVRAS-CHAVES: Psicopedagogo, dificuldades, intervenção, leitura, escrita.

ABSTRACT : The following article has features related to reading and writing difficulties, which are: dyslexia, dysgraphia, and dysorthographia dyslalia as well as possible interventions psychoeducator the face of these difficulties. Therefore, the research literature is, based on the basis of some authors: BOSSA (1994), PORT (1994), Sampaio (2011). We know it is in the interest of psychoeducation understanding how the learning process and the treatment of the possible difficulties that occur during the process of teaching and learning occurs. The research aims to know a little history of Psychology, know the different existing learning difficulties in reading and writing, and so understand the important and effective work of educational psychologist, through its interventions in the writing and reading.

.KEYWORDS : psychopedagogists, difficulties, speech, reading, writing.

1Graduada em Letras e pós-graduando-se em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Docência do Ensino Superior pela empresa A.MFormação Educional parceira da Universidade Vale do Acaraú- UVA.

2Pedagogo/ Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva com Docência do Esnino Superior / Faculdade CPL (A,M Formação Educacional )Mestrando em Letras – Estudos da Linguagem / Universidade Federal do Piauí. Email: fcorenatolima@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

Para que se reconheça que uma criança possui dificuldade de aprendizagem é importante que se esclareça o que é aprendizagem. Pode-se dizer que aprendizagem é um processo complexo que acontece no interior de cada indivíduo e que se manifesta através da mudança de comportamento.

A capacidade de ler e escrever é almejada por todos alunos, educadores e familiares, pois através dessas habilidades, será possível o acesso aos conhecimentos. Cada criança possui um jeito diferente de aprender importante que o professor saiba perceber isso, através de observações, para que se perceba em que nível de aprendizagem o aluno se encontra.

A Psicopedagogia surge como uma ciência que se preocupa com o processo do conhecimento e suas dificuldades de aprendizagem. O Psicopedagogo possui um papel importante na realização do diagnóstico, afim de observar e perceber os fatores que dificultam o processo de aprendizagem.

Importante salientar que o processo de intervenção do psicopedagogo é muito significativo, pois ajudará aqueles que possuem dificuldades para aprender, pois a problemática que envolve a não aprendizagem afeta e envolve todos que estão a volta do sujeito que apresenta dificuldades.

Este artigo científico teve como base a pesquisa bibliográfica e está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo, vai tratar do surgimento da Psicopedagogia, assim como de alguns traços históricos da mesma e ainda uma reflexão sobre o papel do Psicopedagogo, de um modo geral. O segundo capítulo apresenta as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, tratando um pouco a cerca da dislexia, disgrafia, disortografia e dislalia, suas definições, seus sintomas, suas causas e possíveis tratamentos para as mesmas. E o último capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com