TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cotação de Histórias na Educação Infantil

Por:   •  31/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGÓGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

A Contação de Histórias na Educação Infantil

Cibele Alves Souza – 3677661

SÃO PAULO

05/2023

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ENSAIO PEDAGÓGICO        4

2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico        5

2.2 Fundamentação Teórica        5

2.3. Material didático: criação e reflexão        6

2.4. Práxis e relatório de evidências        7

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

        O estágio supervisionado é muito importante para a formação do pedagogo, pois é por meio dele que se faz a união da teória com a prática. Na educação infantil o estágio nos possibilita observar a interação das crianças com seu cotidiano apartir das ações e metodologias aplicadas na sala de aula.

Durante a pandemia tivemos um distanciamento social forçado, e isso se refletiu também no ambiente escolar. Nessa perspectiva, compreender como a educação infantil está caminhando, a observação participativa em sala é muito importante para a formação profissional.

O estágio foi realizado em uma CEI (centro de educação infantil) conveniada a prefeitura de São Paulo, localizada no bairro da Bela Vista, região central da cidade. Durante o período de estágio, vivenciei desde a fase inicial da criança onde ela está conhecendo o mundo e a si mesma, observar como ocorre o relacionamento das crianças com o meio, pois quando a criança chega na escola seu foco é seu próprio mundo, e com o trabalho realizado no ambiente escolar ela passa a perceber seus colegas e logo começa a interagir com os outros e vai moldando sua idendidade. Percebi também o carinho e a maneiro como a professora trata as crianças, ensinando sobre o respeito com as diferenças tudo muito bem planejado para o bem estar e aprendizado das crianças.

Este relatório de estágio foi realizado no formato aprendizagem de forma observativa e participativa, tendo por finalidade, aproximar o estudante da prática diária do contexto escolar, por meio da observação e da prática.

Quando iniciamos o estágio chegamos com nossos próprios conceitos e conhecimentos , a observação participativa, mostra uma visãoz real do dia a dia em sala de aula.

Algumas atividades que compuseram este estágio: auxiliar com autorizaçãoz do professor as crianças durante a contação de história, auxiliar os alunos com necessidades especiais  e ou inclusão durante as atividades e auxiliar na elaboração de atividades lúdicas.

  1. ENSAIO PEDAGÓGICO

            A contação de histórias e o uso de livros na educação infantil são de extrema importância, pois é neste período que a criança começa a aprender algumas letras do alfabeto, e ao olhar as ilustrações de um livro, imaginando a forma da sua história e, cabe ao professor levar os alunos a esta apreciação já que nesse período distinto eles não estão alfabetizados.

           Iniciei o estágio com observação do espaço escolar, das atividades propostas pela professora,  a partir disto, fiz a elaboração de plano de aula para iniciar a regência de classe. Durante a regência, também fiz elaboração de materiais didáticos, execução de atividades da rotina profissional apoio aos estudantes de inclusão, adequação metodológica de atividades pedagógicas, pesquisa, estudo de conteúdos específicos, produção textual, dentre outros.

A metódologia adotada  foi de fácil compreenção, trazendo  atividades lúdicas que auxiliam no cotidiano.

2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico

O cei em que realizei o estágio fica situado na região central da cidade de São Paulo e por isso tem um grande público de imigrantes. O centro de educação infantil é conveniado com a prefeitura da cidade por isso, tem um padrão para o atendimento seguindo o curriculo da cidade.

[pic 1]

O espaço físico é muito bom, amplo e arejado. Conta com 24 turmas em 14 salas dividiadas em, berçario I e II, mini grupo unificado e todos em periodo integral.

[pic 2][pic 3]   [pic 4]

A escola tem 2 andares e todas as salas são bem equipadas com mobiliario moderno, tem um patio interno com vários brinquedos para as crianças, refeitorio amplo no andar de baixo, banheiros adaptados para os pequenos além de possuir rampa de acessibilidade. Atualmente a creche atende cerca de 253 crianças com faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses em seu horário de funcionamente, que é das 07:00 às 17:00 horas.

O trabalho de observação e docência foi realizado com a turma do mini grupo que tem crianças na faixa etária de 3 anos e 11 meses e possui 18 alunos em periodos integral. A sala é composta por 4 meses redondas, com 5 cadeiras cada uma, que promove a interação dos alunos tanto na horas de brincar, como na realização das demais atividades propostas pela professora.

Vygotsky, ressalta que o desempenho de uma pessoa, pela interferência de outra, e de extrema importância no processo de construção do desenvolvimento humano, que se dá em ambiente social determinado, e na relação com o outro.

Durante o período que realizei o estágio de observação e docência, percebi a importancia na educação infantil no que se refere ao  desenvolvimento  social, físico e  intelectual da criança.

2.2 Fundamentação Teórica

Estar em sala de aula para realizar a observação participativa foi um momento de muita aprendizagem, pois pude refletir sobre diversos aspectos da educação infantil que não imaginava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (5.1 Mb)   docx (5.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com