TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade do Professor

Por:   •  9/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO (Justificativa)

        Atualmente, muito se discute sobre o processo de ensino e a condição dos sujeitos que nela atuam: educador, estudante, família, instituição e sociedade. O ser educador, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes.

        Em pleno século XXI, considerada a era do conhecimento e de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência. Sabe-se que a criatividade é um diferencial que pode colaborar no desenvolvimento de ideias originais e na resolução de problemas, tornando-se uma ferramenta educacional proveitosa em qualquer nível do conhecimento, em particular no ensino superior.

        A criatividade é um tema que tem sido alvo de atenção de diversas instituições, dentre elas a escolar. Acredita-se que criar novas estratégias de ensino podem favorecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Pensa-se na formação continuada como atitude fundamental para o exercício profissional docente no intuito de estimular a busca do conhecimento e o aprimoramento da prática pedagógica, merecendo um destaque a criatividade do educador . Um olhar atento a seu respeito poderá contribuir para futuras pesquisas e servir de base para a formação docente permanente, em vista de um trabalho social e humanizado.

A criatividade constitui-se também em fator fundamental para a inovação e consequente sucesso das organizações. Ela tem sido considerada como elemento crítico para a sobrevivência da grande         maioria de empresas, tendo em vista os desafios gerados pela globalização, crescente competição e ritmo acelerado de mudanças. (ALENCAR; FLEITH 2010, p 202)

        

        Apesar da variedade de conceitos e teorias e mesmo sabendo-se que a criatividade é um fenômeno complexo, multifacetado e pouco explorado, sobretudo no ambiente educacional, não há como negar sua importância no contexto escolar e a necessidade de promovê-la na formação dos estudantes. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos. Assim, a criatividade do professor é elemento fundamental no processo educativo devido à necessidade de atualização da Universidade e à demanda de uma sociedade em permanente transformação.

        Mas como ser criativo no contexto do ensino superior? O que configura um professor criativo? Suas características e os respectivos fatores facilitadores da criatividade no processo ensino-aprendizagem em sala de aula são tópicos que vêm sendo discutidos por diversos autores, como: Alencar (2001, 2002), Alencar; Fleith (2003), Fleith (2001), Mitjáns Martínez (1997), Wechsler (2001, 2002). Tais pesquisas mostram que educadores criativos são catalizadores do potencial criativo de seus estudantes, pois promovem um clima propício à criatividade. O ensino tradicional necessita se alterar e passar a ser um ensino criativo, que os professores usem seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias que lhes permitam lidar com desafios e acontecimentos imprevistos.

        Por outro lado, é necessário que todo o contexto educacional adote atitudes criativas, incentivando os professores a serem criativos em suas atividades. “Os professores transmitem implicitamente aos alunos suas atitudes e suas preferências pela maneira como organizam suas classes.” (LUBART 2007, p. 79). Isso significa que professores criativos são catalizadores do potencial criativo de seus alunos, pois promovem um clima em sala de aula propício à criatividade. A escola, segundo o mesmo autor, pode representar um freio à criatividade ou não, depende do contexto que se apresenta para os alunos, das práticas pedagógicas utilizadas, das atitudes dos professores e de toda a direção.

        O estudo da criatividade tem despertado um interesse crescente por parte de psicólogos e educadores que vêm desenvolvendo pesquisas a respeito das diferentes facetas, tais como o processo, o produto, as pessoas e as condições  que favorecem a expressão e o favorecimento da criatividade no ambiente escolar. Apesar do reconhecimento de que o ambiente educacional tem um papel importante no desenvolvimento da expressão criativa dos alunos, de acordo com Fleith e Alencar (2003), poucas tentativas têm sido feitas para se avaliar a extensão em que a criatividade tem sido estimulada ou inibida neste contexto. Assim, o foco desta pesquisa é estabelecer uma relação entre o sentido da criatividade para o professor e sua prática pedagógica, com objetivo de tentar suprir tamanha lacuna.

“ No Brasil, há um cenário de poucas pesquisas no tema, com lacunas na Educação e na formação do professor em todos os níveis no que tange à criatividade, predominando o ensino enciclopédico e o modelo de formação profissional baseado na racionalidade técnica.” (ALENCAR; FLEITH, 2010, p 203).

        A criatividade surge como uma competência que permite a criação de algo novo e original e um grande auxílio ao educador durante o processo de ensino-aprendizagem.

        Aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida. Desta maneira, o educadores tem a responsabilidade de contribuir para a formação desses novos cidadãos da contemporaneidade, valendo-se da criatividade para dinamizar as suas aulas e fazer com que a educação seja vista como um componente da vida e do progresso do mundo. 

  1. PROBLEMA

        Quais as contribuições da criatividade no processo ensino e aprendizagem no Ensino Superior?

  1. OBJETIVO GERAL

        Avaliar as contribuições da criatividade no processo ensino e aprendizagem no Ensino Superior

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1.  Caracterizar a criatividade
  2.  Caracterizar o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior
  3.  Sugerir procedimentos de ensino e aprendizagem criativos no Ensino Superior
  1. METODOLOGIA

        

         O método escolhido para o desenvolver este trabalho é a pesquisa bibliográfica desencadeada por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema.

        4.1  A Criatividade

                4.1.1 Definições sobre a criatividade: algumas trajetórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com