TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade no Contexto Escolar

Por:   •  9/8/2015  •  Dissertação  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A criatividade no contexto escolar

[pic 3]

Cidade

Ano

1 INTRODUÇÃO

1 A criatividade na educação

Durante muito tempo, o papel principal da educação era transmitir, reproduzir o conhecimento com ênfase na memorização, não havia espaço para o estímulo do pensamento criativo dos alunos por parte dos professores. Os educadores não percebiam que a criatividade dos alunos pudesse ajudá-los em sua aprendizagem.

Só com o surgimento de novos paradigmas que começaram a nortear a educação, que muitos pesquisadores começaram a discutir, o que dificultava o desenvolver da criatividade dos alunos no ambiente escolar.

Entendemos, que para muitos profissionais da educação, não foi fácil às instituições escolares abrirem espaços para o estímulo a criatividade dos alunos, pois muitos não se sentiam seguros e preparados adequadamente para o exercício do pensamento imaginativo e criativo dos alunos.

Do ponto de vista de Nuñez e Santos (2012, p.148), a criatividades faz parte do homem, sendo assim, ela só precisa ser estimulada. Ainda segundo Torre (2008, apud Nuñez e Santos, 2012, p.148), “[...] a educação básica deverá voltar-se, prioritariamente para o desenvolvimento humano na perspectiva da criatividade”. Para o autor, as escolas deveriam incentivar o potencial dos alunos para criar, desde os primeiros anos de escola.

Asseveremos que por muito tempo, nas aulas de arte os alunos criavam alguma coisa a partir de reproduções já conhecidas e todos diziam que era criatividade. Neste sentido, vamos encontrar o seguinte esclarecimento, em Torre (2008 apud NUÑEZ; SANTOS, 2012, p.1) é incorreto afirma que a que a criatividade se restringe somente a arte.

Deste modo, o presente trabalho tem o propósito de abordar este assunto que torna a prática pedagógica eficiente, algo tão importante na vida dos docentes e discentes tendo por base dois textos: um artigo teórico ......arrumar

2  MAS QUAL É O  CONCEITO DE CRIATIVIDADE?

Criatividade está relacionada com o exercício da imaginação, da fantasia, da percepção, da expressão da intuição, da sensibilidade, da potencialidade de criar e forma algo novo através de uma ideia velha. Na visão de Ostrower (1977, p. 2)

Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua  vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.

Por outro lado, o desenvolvimento da criatividade  representa o surgimento de novas ideias,ou seja, para Lubart (2007 apud NUÑEZ; SANTOS, 2012) o processo criativo [...] consiste em uma habilidade de realizar uma produção com características novas e adaptativas ao universo no qual ela se manifesta [...]”.

Para Torre (2008 apud NUÑEZ; SANTOS, 2012, p.149) “[...] a criatividade é um bem cultural e social, que por muitas vezes, fora renegada e negligenciada por vários motivos pelo contexto educacional”. Na visão da autora, é muito fácil de perceber, a ausência da criatividade na educação.

[...] a criatividade faz parte do desenvolvimento do  homem e de sua existência , pois é um processo   que está ligado ao  raciocínio,  aos pensamentos , a percepção, a expressão espontânea,  a imaginação, a intuição  a sensibilidade , enfim ao potencial criador de qualquer ser humano  (OSTROWER ,1977, p. 12).

Muitos professores tiveram que se adaptar e construíram novas práxis educativas para garantir um ambiente criativo dentro da sala de aula. Começaram a utilizar novos métodos e novas propostas pedagógicas planejavam suas ações, visando principalmente desenvolver a autonomia do aluno, sua capacidade de enfrentar os problemas e as incertezas da vida, através do estimulo do pensamento critico e criativo.

Para Torre (2008 apud NUÑEZ; SANTOS, 2012, p.149) “[...] a criatividade é um bem cultural e social, que por muitas vezes, fora renegada e negligenciada por vários motivos pelo contexto educacional”. Na visão da autora, é muito fácil de perceber, a ausência da criatividade na educação.

3 A FORMAÇÃO DOSCENTE  E A CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA

Como descrevi anteriormente o principal enfoque da educação antigamente era transmitir e reproduzir conhecimentos e exercitar a memorização não deixando  espaço  para  outras habilidades tão  importante quanto, como é a  criatividade.

Observamos com os novos rumos  que a educação  esta indo, é necessário  investir em formações de  profissionais que contemplem os  processos criativos dentro dos espaços da sala de aula, além disso,  é importante que as práticas pedagógicas  torne  à criatividade  um dos principais pilares  responsáveis pela formação e desenvolvimento dos alunos.

Neste sentido Nuñez e Santos (2012, p, 152) assevera “[...] a formação profissional do professor constitui-se num desafio importante na construção de uma educação básica mais criativa [...]”.

[...] é importante que o professor universitário esteja mais atento ao desenvolvimento da capacidade do futuro profissional de pensar de forma criativa e inovadora, algo indispensável neste momento da História marcado pela mudança, [...] (ALENCAR, 2007, apud NUÑEZ; SANTOS, 2012, p.152).

No sistema educacional é importante que os professores com o apoio do  pedagogo criem em sala de aula projetos ou atividades que estimulem a criatividade dos alunos,  ou seja, é essencial que  os alunos   sentir-se seguros e encorajados  ao exercício do pensamento criador. Para Parolin (2009, p.54) “o potencial criativo pode ser constantemente dilatado, pois [...] quanto mais estimulado mais se expande”, ou seja, quando se cria alguma coisa a partir de outra coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com