TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Indígena no Brasil

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

A Cultura Indígena no Brasil

“A influência foi muito lexical, de nomes das coisas desse mundo rico, desconhecido para os portugueses, que era o Brasil, de uma diversidade ambiental e ecológica muito grande”. E não só os nomes das plantas, mas como os processos, as técnicas de agricultura. A coivara, por exemplo, porque isso foi aprendido com os índios, de como plantar e como colher. (PUCCI e ALMEIDA, 2015)

A Cultura Indígena no Brasil é vista com preconceito por parte do país, onde se faltam informações sobre as suas contribuições e influências linguísticas e sociais.

Hoje, cerca de 180 línguas indígenas são faladas no país, e são registradas mais de 200. Desde a época dos colonizadores até os dias atuais a nossa língua vem sofrendo alterações, já que no Brasil tem uma grande variedade populacional do mundo todo.

Essa Cultura vai muito além das comemorações, onde se mostra o indígena homem com penas e pinturas; mas vêm de uma rica história de nativos que nem sempre é verdadeiramente contadas à sociedade.

As tribos estão sobretudo localizadas na Amazônia, mas também em todo o Brasil, onde existe uma grande variedade de flora e fauna. Essas populações recolhem das matas o essencial para a sua sobrevivência e sem maltratar o meio ambiente. As atividades da tribo são divididas entre as mulheres que cuidam da família, o preparo da comida entre outros afazeres e o homem que constrói, caça e fica com a maior parte do trabalho braçal na aldeia. Essas atividades são passadas por gerações, sendo que as crianças do sexo masculino acompanham os seus pais em caças para aprenderem e ir passando adiante para os próximos gerações. Os pajés, considerados líderes, têm uma ligação com os Deuses adorados por eles, sendo os curandeiros das aldeias e quem sabe cada ritual a ser feito de acordo com o evento ou acontecimento.

As histórias indígenas cantadas e contadas, são, na maioria das vezes, explicações da origem do mundo, a criação do homem, o surgimento dos animais na Terra com o jeito próprio dos indígenas verem o mundo.

Algumas tribos indígenas vivem isoladas sem nenhum contato com o homem da cidade, e parte deles já se misturaram; hoje buscam conhecimento e educação para ensinar ao seu meio. Muitos são doutores em diversas áreas de trabalho no país, vivem em meio à sociedade e passam suas histórias verídicas sobre o seu lugar no mundo.

O preconceito deveria deixar de existir quando a sociedade urbana soubesse que essas pessoas são mais que peles pintadas e com penas, são seres humanos como nós tentando ter o seu lugar no mundo. E, já que milhões de pessoas não têm onde dormir, os índios mesmo líderes dividem suas ocas igualmente, enquanto no meio urbano se escolhe o luxo e o conforto.

REFERÊNCIAS

FRANZIN, Adriana. Palavras indígenas nomeiam a maior parte das plantas e animais do Brasil? 2015. Disponível em:http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/10/palavras-indigenas-nomeiam-maior-parte-das-plantas-e-animais-do-brasil Acesso em 15 out.2016

PUCCI, Magda; AMEIDA, Berenice de. Vamos conhecer e brincar com a música indígena brasileira? 2015. Disponível em: http://www.tempodecreche.com.br/ampliacao-de-repertorio/vamos-conhecer-e-brincar-com-a-musica-dos-indigenas-brasileiros/ Acesso em 15 out.2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com