TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFICIÊNCIA VISUAL E A AÇÃO EDUCATIVA

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 14

A DEFICIÊNCIA VISUAL E A AÇÃO EDUCATIVA

RESUMO:

O seguinte artigo busca abordar o tema da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino. Foi desenvolvido um estudo teórico acerca da legislação específica a respeito da inclusão escolar e posteriormente são relatadas experiências em escolas onde há alunos incluídos em classe especial. A partir das observações realizadas é feita uma pesquisa sobre a forma como o aluno está sendo percebido na escola, através das falas das professoras. Ao considerar o professor como o mediador principal no processo educacional, torna-se imprescindível e fundamental que o mesmo seja capacitado para utilizar o conhecimento teórico e os recursos pedagógicos para, somados à adequação do espaço físico, efetivamente, promover o desenvolvimento das potencialidades do aluno com deficiência no ambiente escolar. Adequação do espaço físico, efetivamente, promover o desenvolvimento das potencialidades do aluno com deficiência no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação especial Inclusiva Visual – Inclusão Escolar – Necessidades Educacionais Especiais – Legislação Especifica.

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por objetivo propiciar o conhecimento acerca do déficit visual, buscando informações a respeito de como isto pode vir a ocorrer: causas biológicas, natas ou externas, e ainda, determina como ela pode se apresentar: visão subnormal, ou cegueira, quais são as principais causas e tipos de doenças que levam à Deficiência Visual e as formas de correções possíveis. Ao se abordar a educação especial, deve-se, necessariamente, tratar de questões que estão fundamentalmente relacionadas à formação do professor, ao aluno com necessidades educacionais especiais, ao ambiente escolar, em termos de acessibilidade, bem como as tecnologias e os recursos pedagógicos necessários e possíveis de serem aplicados no processo de ensino-aprendizagem de alunos que necessitem deste tipo de atendimento.

No Brasil, a legislação que trata da educação especial é abrangente, mas com pouca efetividade, não garantido, portanto, de forma eficiente, os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Esta condição remete a afirmar que a legislação, sem ação de fato, não é suficiente para que ocorram mudanças em termos de capacitação, uso de tecnologias e redução de barreiras no ambiente escolar.

2. A VISÃO

O olho possui como função a visão. Esta função pode ser dividida em sentido de forma, sentido cromático e sentido luminoso (ALLEN, 1979).

O sentido cromático é a que o olho tem de distinguir a figura e a forma dos objetos. É conhecida também por acuidade visual. A maior acuidade visual é obtida numa parte da retina denominada de mácula, quando se fixa o olhar diretamente em um objeto. A visibilidade de um objeto é determinada pelo tamanho da imagem que chega à retina, e também pela distância em que se encontra o objeto. A combinação destes fatores é que permite calcular o ângulo visual mínimo, ou seja, permite calcular a imagem retiniana menor que possa ser vista. Desta forma, chegou-se a determinar que o os objetos completos que formam um ângulo de 1’ e os objetos que formam 5’ podem ser identificados corretamente por um olho normal. Se o ângulo for menor que 1’ o objeto aparecerá como um ponto. Neste princípio é que este embasado a construção de livros e tabelas de letras ou sinais, tanto perto quanto longe. A imagem formada em outra parte da retina dá lugar a uma imagem que não é totalmente clara, mas é muito importante para a leitura, para ver objetos de grandes dimensões e para se poder locomover. Esta é a visão periférica.

O espaço em que pode ser visto um objeto enquanto o olhar permanece fixo em determinado ponto, é o campo visual. A sua intensidade é definida em função da cor e tamanho do objeto, da intensidade da luz, do contraste entre o objeto e o fundo, bem como quanto à adaptação do olho a luz ambiente.

A amplitude do campo visual de um único olho atinge 90 ou mais graus para o lado de fora; entre 45 e 60 graus para dentro, de 45 a 55 para cima e de 50 a 70 para baixo. A redução normal do campo visual é devida a interferência do nariz e pestanas, e também devido a partes mais sensíveis da retina não estendam tanto para o lado das têmporas quanto para o nariz.

O sentido cromático é a capacidade que o olho possui de distinguir as cores. Isto só é possível devido aos cones, que são órgãos visuais terminais de que depende ainda a acuidade visual.

Os cones se encontram em maiores números na mácula, que é por isso, a parte da retina com maior acuidade visual e maior poder de distinção de cores. Os bastões também são órgãos visuais terminais, que estão dispostos no restante da retina, e servem ‘a visão quando a iluminação diminui.

De acordo com as cores, o campo visual diminui tamanho por base a cor branca: azul, o campo visual diminui em 10 graus com relação ao branco; para o vermelho, dez graus menos que o azul, e para o verde, 10 graus menor que o vermelho. Os limites correspondem aos pontos em que as cores são conhecidas. A extensão do campo visual para as cores varia de acordo com o tamanho, brilho e saturação do objeto e dos fatores já acima mencionados.

O sentido luminoso é a capacidade do olho para distinguir graduações da intensidade da luz. É determinado pela mínima quantidade de luz. Necessárias para que um objeto seja visível, ou pela diferença de luminosidade que se possa verificar.

Acomodação da retina dá-se nome de adaptação. Quando existe a mudança de luminosidade, ocorre a redução da visão, pra chegar gradativamente a uma adaptação ‘a luz ou a sua ausência.

3. TIPOS DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Necessárias à educação do aluno no que se refere ao treinamento de pré – mobilidade, atividade de vida diária (AVD), sorobã e escrita cursiva:

- Buscar o envolvimento da família na educação e integração escolar do aluno portador de deficiência da visão. (BRASIL, 1.994). É aconselhável que o professor de sala de recurso trabalhe em especial com este aluno, isso faz parte do planejamento da educação geral, pois ambas tem alguns objetivos e finalidades em comum. Dentro do sistema educacional se destacam algumas modalidades que atendem os portadores de necessidades educativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com