TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXIVA ATIVIDADE REFLEXIVA

Por:   •  19/10/2021  •  Dissertação  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

                              [pic 1]        [pic 2]

ATIVIDADE REFLEXIVA I

Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

Nome:

RGM:

Curso: Pedagogia - Licenciatura

Semestre: 3°

O Estágio é um momento de grande importância na vida do professor em formação, pois é através dele que se pode conhecer o campo onde ele atuará e lhe será possível observar, avaliar e praticar toda a teoria que lhe foi ensinada.

Através do estágio o professor poderá realizar diversas reflexões sobre o que é certo ou errado, como ele pode atuar no desenvolvimento cognitivo adequado aos educandos entrelaçando os cuidados básicos e afetivos, o conteúdo que pode e/ou deve ser trabalhado com  os alunos na educação infantil, as metodologias que podem ser trabalhadas com o educando e as que deve ser modificadas.

O professor, com a experiência do estágio aprende que para realizar qualquer trabalho pedagógico é necessário conhecer cada aluno, seus jeitos, seus desejos, suas necessidades e acima de tudo, sempre respeitar suas vontades, limitações e entender que cada criança se desenvolve de um jeito único e no seu tempo. Desse modo o professor terá subsídios para elaborar o planejamento e plano de aula que lhe norteará no trabalho a ser realizado com as crianças.

É nas instituições escolares que o professor conhecerá quais são as condições de trabalho que lhes serão oferecidas, as possibilidades, as dificuldades, como se dá a relação entre as crianças e professores e até mesmo entre as próprias crianças, como resolver os conflitos e imprevistos que podem ocorrer no cotidiano. Assim proporcionando uma rotina flexível.

 A vivência que o estágio proporciona para o futuro professor em formação lhe oferece condições e informações para que ele forme a sua identidade profissional, pois um educador desenvolve e potencializa suas habilidades todos os dias através da convivência com outras pessoas, outras culturas e outros saberes.

Freitas e Montandon (2013 p.17-18) em suas considerações finais de seu artigo “As Especificidades da Docência na Educação Infantil: O Estágio com Possibilidades de Reflexão-ação.” Aborda sobre o papel primordial na identidade docente:

 aborda sobre a construção da identidade do professor ROCA (2012) em sua pesquisa “A Formação do Professor da Educação Infantil: Interfaces Luso-Brasileiras” aborda sobre como o professor se desenvolve com a vivência com os outros:

[...] a prática do professor se desenvolve no encontro com os outros. Ele não exerce sua profissão, nem reflete sobre ela da mesma forma com que um teórico que se depararia com um objeto de estudo, distante, abstrato. O docente tem seu laboratório, seu gabinete de experiências a partir dos encontros, das vivências, dos afetos que nascem do intercâmbio intersubjetivo. A sua formação não surge de um exercício individualista, de atitudes isoladas, mas nasce a partir da troca, no seio de experiências partilhadas, isto é, o docente se forma com os outros e na companhia deles. (ROCA, 2012 p.5-6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com