TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA A ARTE DE ENSINAR

Por:   •  22/4/2018  •  Dissertação  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

DIDÁTICA, A ARTE DE ENSINAR

A realidade do ensino praticado nas instituições escolares hoje é um tanto defasada em relação ao contexto cultural vivido pela sociedade. A formação dos professores hoje deve objetivar a orientação dos educandos quanto as novas tendências sociais. Diante desses novos desafios propostos aos educadores a pratica da didática com maior eficiência vem de encontro as necessidades dos professores aos quais trabalham nas unidades escolares de todos os níveis, uma vez que o conhecimento do professor em sua maior parte será a base para a formação humana, cultural e social do aluno.

São vários os autores que enfatizam a importância de discutir-se o tema didática, e reformular seu conteúdo e objetivos de acordo com as novas realidades vividas na escola. Desse modo a pesquisa cientifica relacionada a esse tema tem sido foco dos profissionais da educação superior em seus mais variados níveis. De acordo com Candau (2011, p.72):

Esta nova realidade provoca a configuração de diferentes mentalidades e desejos e exige um balanço crítico do caminho realizado, assim como a construção de novas categorias e práticas sociais que respondam aos desafios do momento.

Através da pesquisa científica é que novos conceitos são estabelecidos e acabam se tornando diretrizes para o bom andamento de determinadas práticas. Com o ensino não é diferente, o grau de evolução das práticas de ensino está diretamente ligado às práticas de pesquisa realizadas com objetivo de colher novos dados, atualizar os já existentes, e experimentas novas propostas. O campo do ensino e aprendizagem traz a didática desde seus mais remotos conceitos como sua principal base, a quaisquer que sejam as informações que devem ser transmitidas. É papel fundamental do transmissor dessas informações eleger a metodologia mais adequada a melhor compreensão do receptor das informações. O professor como veículo transmissor, é o principal usuário e desenvolvedor dessas metodologias de ensino, isso de acordo com a realidade e contexto social de cada um de seus alunos.

A reflexão didática parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas pedagógicas que tornem o ensino eficiente (não deve ter medo da palavra) para a maioria da população. Ensaia. Analisa. Experimenta.  Rompe com uma pratica profissional individualista. Promove o trabalho em comum de professores e especialistas. Busca a forma de aumentar a permanência das crianças na escola. Discute a questão do currículo em sua interação com a população concreta e suas exigências, etc. (CANDAU, 1996a, p. 20) 

As práticas de ensino no âmbito da educação física, evidenciam novamente a importância da correta abordagem didática quanto ao público em questão. Cada região na qual o professor trabalha tem suas heranças culturais estabelecidas no cotidiano de seus cidadãos. Dessa forma, o mediador do conhecimento deve através de sua melhor interpretação, adaptar a forma com o qual expõe o conteúdo a ser aprendido por essa comunidade escolar de acordo com sua formação cultural. Estando assim objetivado a transmitir os conhecimentos de sua temática com o mais alto nível de eficiência possível.

Em análise aos conceitos de didática abordados pelas autoras nos materiais indicados (Candau 2011, Damis 2011), é possível contextualizar cada um deles dentro da educação física e suas técnicas de ensino utilizadas nas unidades escolares, onde algumas unidades aplicam o conceito instrumental orientando metodicamente o desenvolvimento das aulas pelos profissionais, indicando quais os conteúdos a serem aplicados a suas formas de desenvolvimento. Possui uma predefinição do que vai ser aprendido pelos alunos estando o professor no centro dessa intermediação ao qual realiza o repasse aos alunos dos materiais já definidos por um conselho ou grupo de planejamento da unidade, trabalham apenas os conteúdos do plano, não fugindo muito desses assuntos. Desta maneira facilita a aprendizagem dos conteúdos com objetivo a avaliação diante de métodos aos quais os alunos vêm a decorar o conteúdo proposto, não estimula muito a criatividade e a busca de maiores informações e aprofundamento nos assuntos expostos, mantem-se com foco no que já foi programado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com