TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA COMO PROCESSO EDUCATIVO

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

A DIDÁTICA COMO PROCESSO EDUCATIVO

Aluna: Helin Cássia Marchiore

Matrícula 2020.08.27025-1

Trabalho de Prática como Componente Curricular

Disciplina: DIDÁTICA

Rio de Janeiro - RJ

2020

Objetivos

Partindo da grande relevância da didática no processo educativo de ensino aprendizagem este trabalho tem como objetivo auxiliar o docente a estabelecer métodos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas facilitando esse processo.

Introdução

A didática é um mecanismo que faz a diferença em qualquer campo com demanda educativa. É uma ferramenta pedagógica que objetiva a prática docente adotando princípios de pesquisa e reflexão para uma abordagem mais concreta e significativa do conhecimento.

Em outras palavras, a didática é o cuidado do professor de buscar novos caminhos, planejar e adaptar métodos e técnicas de ensino para que possa desenvolver e potencializar a capacidade dos alunos na construção de seu conhecimento, bem como, de novos saberes contextualizados à sua realidade, através de desafios, do trabalho cooperativo e participativo, a fim de provocar e permitir a troca de experiências elevando seu aprendizado.

Sabemos que o aluno necessita de estímulos e de atrativos para conquistar a sua atenção e interesse, e hoje em dia, não basta ser um professor com grande conhecimento de determinado assunto, pois a realidade das gerações é bastante avançada, exigindo muito além de uma aula expositiva. Requer habilidades para lidar com as situações do cotidiano e espaço aberto para exposição de ideias e vivências dos alunos.

Com isso através do uso de metodologias flexíveis, estruturadas e ativas, podemos despertar o interesse e envolver os educandos unindo a informação do conteúdo com suas emoções, possibilitando o aprendizado significativo.

Metodologia de Aprendizagem: O uso da didática em sala de aula

O professor tem como papel principal, garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, através da arte de ensinar.

Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para sua aprendizagem.

E de acordo com Tavares (2011), nesse processo o professor deve criar situações que estimule o indivíduo a pensar, analisar e relacionar os aspectos estudados com a realidade que vive. Essa realização consciente das tarefas de ensino e aprendizagem é uma fonte de convicções, princípios e ações que irão relacionar as práticas educativas dos alunos, propondo situações reais que faça com que os indivíduo reflita e analise de acordo com sua realidade.

A proposta para realização deste documento é análise de uma situação didático-pedagógica vivenciada em sala de aula.

Para tanto, será feito o relato de um plano de aula baseado em uma vivência, dos anos em que atuei como Professora Titular de Educação Básica no município de Francisco Morato-SP, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Desenvolvimento

Com o plano de aula a seguir, foi desenvolvido e trabalhado com os alunos uma sequência de atividades de reconhecimento, com intenção de ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a colaboração e a iniciativa dos alunos, e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos sócio-culturais e familiares, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, já que há a possibilidade de partilhar com a comunidade escolar. Essa sequência pode acontecer no contexto interdisciplinar.

Plano de aula

Professora Helin Marchiore

Tema: Diferentes portadores textuais - Receita

Segmento: 2º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

Ler para localizar informações;

avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;

Compreender esse tipo de texto e as partes que o integram;

Entender para que servem as receitas culinárias;

Distinguir esse gênero dos demais;

Contribuir no fortalecimento da construção de identidade;

Reconhecer, valorizar e respeitar a pluralidade cultural;

Fortalecer a autonomia.

Duração: 5 horas/aula (50 ou 60 minutos/aula - Total de 250 ou 300 minutos)

Materiais e recursos: Data show, computador, folhas impressas, utensílios de cozinha, ingredientes para o bolo, cartolina, cola.

Desenvolvimento:

1ª Etapa - Apresentação do Tema (Receita) aos alunos: Iniciar com a exposição e o diálogo sobre o gênero textual, para verificar os conhecimentos prévios acerca do assunto. "O que é uma receita?"

Apresentar em cartaz ou slide o quadrinho da turma da Mônica:

Fonte: Arquivos Turma da Mônica . Disponível em:

Algumas questões poderão ser abordadas, como:

Quais os personagens da história em quadrinhos apresentada?

O que eles estão fazendo?

Qual a palavra está escrita de forma não convencional na fala do Cebolinha?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com